-
Dúvidas sobre a proposta do curso
O que é Estudos de Mídia?
O curso de Estudos de Mídia é uma experiência pioneira em toda a América Latina. Criado em 2005, o curso investe em uma formação diferenciada, a partir de uma visão abrangente sobre o fenômeno da Comunicação Social e os processos envolvidos nele. Para saber mais sobre o que isto significa, não deixe de ler a nossa proposta do curso.
Por que Estudos de Mídia?
A expressão “Estudos de Mídia” é comumente utilizada em outros países e diz respeito à uma compreensão do universo acadêmico que busca investigar processos de produção de sentido através dos meios de comunicação. No Brasil, o curso de Estudos de Mídia é o único com este nome no âmbito da graduação, e é também completamente distinto das demais formações em nível de bacharelado existentes no campo da Comunicação Social.
Por que fazer Estudos de Mídia?
O que faz um profissional de Estudos de Mídia?
O profissional de Estudos de Mídia é um profissional capacitado a acompanhar as mudanças no mercado da Comunicação de forma bastante mais eficiente, uma vez que não é formado para lidar com uma ferramenta específica mas com o modo de produção e distribuição de determinados conteúdos midiáticos. Dessa forma, ele atua de maneira estratégica no planejamento de campanhas, análise e diagnóstico em diferentes setores, seja em ambiente público, privado ou em organizações sociais. O perfil profissional do graduado em Estudos de Mídia é, portanto, tão diversificado quanto sua formação lhe compete. De forma semelhante, encontramos profissionais de Mídia distribuídos em diferentes áreas de atuação no mercado de trabalho.
E como se chama este profissional?
O profissional de Estudos de Mídia não possui um nome específico para sua formação, um vez que seu curso não se subscreve a uma perspectiva habilitacional. No entanto, o mercado tem optado por absorver estes profissionais a partir de denominações como analista de mídia e consultor de mídia. Nós, carinhosamente, gostamos de chamar os profissionais formados no curso de “midiáticos”.
Qual o mercado para o profissional de Estudos de Mídia?
A Coordenação do curso de Estudos de Mídia, por meio da Equipe de Comunicação Institucional (Ecin), realiza regularmente sondagens com formandos e alunos egressos a fim de identificar sua atuação ante o mercado de trabalho. As pesquisas são unânimes em indicar um alto grau de diversificação com relação à área de atuação e aos empregadores destes profissionais. As oportunidades vão desde o trabalho em departamentos de marketing com criação de campanhas ao planejamento e monitoramento de mídias socias, passando pela produção de conteúdo audiovisual e assessoria de comunicação.
Qual a relação entre o curso de Estudos de Mídia e outros cursos de Comunicação Social?
O curso de Estudos de Mídia possui uma proposta radicalmente distinta de outras formações em Comunicação Social. Como graduação, trata-se de um curso completamente independente. A estrutura curricular da maioria dos cursos de Comunicação no país aposta em uma grade dividida em dois momentos, um ciclo de formação geral (com disciplinas como Sociologia, Antropologia, Psicologia etc.) e um ciclo de formação técnica (com disciplinas como Telejornalismo, Assessoria de Imprensa etc.). Neste segundo ciclo, os alunos são capacitados para atuarem em tarefas específicas, fazendo uso de determinadas ferramentas, o que favorece a obsolescência de sua formação. No curso de Estudos de Mídia, os alunos têm diante de si um primeiro e breve ciclo de disciplinas obrigatórias que ocupam apenas seus dois períodos iniciais. A partir daí, sua formação aposta inteiramente em disciplinas optativas, que podem estar inscritas em um eixo de formação geral ou em um eixo de formação profissional. Ao construir sua própria grade, o aluno ganha não apenas mais autonomia sobre sua própria formação, como também é levado a pensar sobre o ambiente da Comunicação de forma absolutamente integrada. Conheça nossa estrutura curricular e veja nossa grade de disciplinas obrigatórias e optativas.
Estudos de Mídia é um curso de Comunicação Social?
Sim e não. O curso de Estudos de Mídia se inscreve na área de estudos sobre o campo da Comunicação Social, mas, por apontar para uma estrutura curricular não-ortodoxa, o curso se apresenta como uma formação completamente independente, não constituindo uma habilitação da formação em Comunicação (como Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas etc.).
Estudos de Mídia é uma formação teórica?
-
Dúvidas sobre a estrutura curricular do curso
Qual a duração do curso de Estudos de Mídia?
Onde são as aulas do curso?
Qual a carga horária total do curso? E quantas disciplinas o aluno deve cursar?
Quais são as disciplinas oferecidas no curso?
Sou aluno de outro curso. Posso cursar uma disciplina na graduação em Estudos de Mídia?
Todas as disciplinas existentes na grade são oferecidas regularmente?
O que são Atividades Complementares?
O que são os 'clubes' que o curso de Estudos de Mídia tem?
Como posso cursar Estudos de Mídia?
Se eu quiser prosseguir meus estudos, o curso de Estudos de Mídia oferece uma pós-graduação?
-
Dúvidas sobre a integralização curricular