ORIGEM DO CURSO

O Departamento de Estudos Culturais e Mídia (GEC) é o mais novo Departamento do Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense. Criado em 27 de agosto de 2003, pela Resolução nº 121/2003 do Conselho Universitário da UFF, o Departamento reúne 21 professores efetivos com formação oriunda de diferentes áreas do conhecimento relacionadas ao campo da Comunicação Social e é responsável pelo curso de bacharelado em Estudos de Mídia. Originalmente, os professores do antigo Setor de Fundamentos do Departamento de Comunicação Social, bem como professores provenientes de setores como Publicidade e Jornalismo, foram os responsáveis pela sua criação. Desde então, uma quantidade expressiva de novos professores tem sido incorporados ao novo Departamento, apontando para uma crescente qualificação do mesmo.

Todo o corpo docente do Departamento, sem exceção, possui doutorado e a grande maioria dos professores que o integram possui atuação tanto na docência e quanto na pesquisa acadêmica. Mais da metade destes professores é credenciada em programas de pós-graduação, o que representa um índice de elevada produção acadêmica e sobretudo elevado grau de formação. O Programa de Pós-Graduação em Comunicação, criado em 1997, e o Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, criado em 2012, possuem, ambos, quadros deste Departamento atuando como pesquisadores. Vale reforçar que, na proposta original da criação do Departamento de Estudos Culturais e Mídia já se enfatizava o potencial de integração entre atividades de graduação e pós-graduação, uma vez que esta relação foi também determinante na formulação da proposta do curso de Estudos de Mídia.

A criação do Departamento de Estudos Culturais e Mídia espelha não apenas uma tendência dos estudos contemporâneos de Comunicação, como também representa uma via exploratória de absoluto comprometimento com o tripé fundador da universidade, pesquisa, ensino e extensão. Nesse sentido, os docentes do Departamento são responsáveis por coordenar uma série de projetos que envolvem iniciação científica, monitoria, extensão e inovação tecnológica, oferecendo aos alunos uma ampla gama de atividades complementares e oportunidades de bolsa.

Profissionais de estudos de mídia são especialistas versáteis que atuam na produção e distribuição de conteúdos midiáticos. Além disso, são hábeis na crítica, análise e diagnóstico, contribuindo para a formulação de estratégias em agências, produtoras, distribuidoras, empresas de assessoria, corporações, entidades governamentais, ONGs e instituições de ensino e pesquisa. Sua expertise abrange diferentes setores, possibilitando a sua atuação em diversas áreas da comunicação.

 GRADE CURRICULAR

A grade do curso de Estudos de Mídia aposta na flexibilidade curricular, apresentando aos alunos uma pequena quantidade de disciplinas obrigatórias somadas a cerca de 300 diferentes possibilidades de disciplinas optativas eletivas, estruturadas a partir de três eixos de formação geral e três eixos de formação profissional. Saiba mais.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Profissionais de estudos de mídia são especialistas versáteis que atuam na produção e distribuição de conteúdos midiáticos. Além disso, são hábeis na crítica, análise e diagnóstico, contribuindo para a formulação de estratégias em agências, produtoras, distribuidoras, empresas de assessoria, corporações, entidades governamentais, ONGs e instituições de ensino e pesquisa. Sua expertise abrange diferentes setores, possibilitando a sua atuação em diversas áreas da comunicação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Skip to content