Professores

ADRIANA “IBITI” NASCIMENTO
Doutora (2016) e mestre (2011) em Comunicação Audiovisual pela Universidad Autónoma de Barcelona, na Espanha. Especialista em Comunicação: Estratégias diante das Novas Tecnologias (1998), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Graduada em Comunicação Social, com habilitação em jornalismo (1996) pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Experiência profissional em telejornalismo, rádio, jornal impresso e mídia online. Pesquisadora também em grupos internacionais, tem interesse em temas como audiência, recepção e representação de personagens LGBTQI+ na mídia, estudos de gênero, Teoria Queer, narrativas no audiovisual.

Afonso de Albuquerque
afonsoal@uol.com.br

Ana Enne
Jornalista formada pela PUC-RJ, Mestre e Doutora em Antropologia (Museu Nacional/UFRJ, 2002). Coordenadora do LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade) e do GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade). Professora da Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades/PPCULT. Tem experiência na área de cultura e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, mídia, memória, Baixada Fluminense, cultura popular, mediações, consumo, juventude, práticas de comunicação, estudos de representação, fluxos narrativos, territorialidades e pensamentos de fronteira.
anaenneuff@gmail.com

André Queiroz
Escritor, ensaísta e professor universitário. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP – 2000), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1994), licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 1989). Cursou o bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). É Professor Associado no Departamento de Estudos Culturais e Mídia desde o ano 2000.
drequeiroz2005@gmail.com

Antônio de Oliveira Jr.
Possui doutorado em Artes (na linha de pesquisa em História da Arte) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Tem longa experiência de magistério na área da Comunicação, com ênfase em Fotografia, Imagens e Representações Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem e comunicação, imagem e ciências humanas, imagem e arte.
antoniorjr@gmail.com

Ariane Holzbach
Doutora e mestre em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University. Graduada em Jornalismo pela UFPE. Fez pós-doutorado em História pelo Departamento de Pós-graduação em História da UERJ, com pesquisa voltada para audiovisual, novas tecnologias e memória social. Foi professora e coordenadora adjunta de Jornalismo da FACHA (2013-2015), professora da Gama Filho (2009-2013) e professora substituta do Departamento de Comunicação Social da UERJ (2010-2011). Desenvolve pesquisa voltada para televisão, audiovisual e novas mídias, entretenimento, cultura digital, história das mídias e novas linguagens midiáticas.
arianeh@id.uff.br

Beatriz Polivanov
Doutora e mestre em Comunicação pela UFF, com pós-doutorado pela mesma instituição na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Bacharel graduada cum laude em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ, onde também concluiu a Licenciatura no Curso de Educação. É professora permanente do PPGCOM da UFF e líder do grupo de pesquisa MiDICom (Mídias Digitais, Identidade e Comunicação), inscrito no CNPq. Coordenadora do GP de Comunicação e Cultura Digital da Intercom (2018-2020). Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia (2016 a 2018). Editora-chefe da Revista Contracampo (2015 a 2018), junto à professora Thaiane Oliveira. Atuou ainda como docente e coordenadora de laboratório de mídias na ESPM de São Paulo até 2013. Autora do livro “Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook” (2014, editora Multifoco). Investiga temas relacionados à cultura digital e sites de redes sociais, identidade, performance, consumo, música, marketing e materialidades da comunicação.
beatriz.polivanov@gmail.com

Benjamim Picado
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalha no campo da análise de materiais expressivos da cultura mediática, com ênfase nos modelos semióticos e estéticos da discursividade visual e da figuração narrativa (no campo do fotojornalismo, da retórica visual da publicidade e do universo das narrativas gráficas e dos quadrinhos).
jbpicado@hotmail.com

Bruno Campanella
Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science (LSE). Coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), grupo de pesquisa do CNPQ, tem interesse de pesquisa e orientação em práticas de criação de visibilidade nas mídias, no impacto das plataformas digitais nos processos de sociabilidade, e nos estudos de audiovisual, em especial televisão e reality show.
.
brunocampanella@id.uff.br

Carla Barros
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e formada em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ, com concentração em antropologia social. Tem como principal interesse de pesquisa a área de antropologia do consumo.
cbarros@id.uff.br

Emmanoel Ferreira
Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio Pós-Doutoral realizado no Poscom/UFBA. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É líder do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq). Interesses de pesquisa: mídias digitais, experiência estética, arqueologia das mídias, game studies.
emmanoferreira@midia.uff.br

Felipe Trotta
Pesquisador do CNPq e da Faperj, bacharel e mestre em Música (Uni-Rio) e doutor em Comunicação (UFRJ). Desenvolve pesquisa sobre a circulação da música na sociedade, com ênfase nas questões ligadas à territorialidade, à sexualidade e valor. Foi vice-presidente da seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL) e editor da revista E-Compós.
felipetrotta@id.uff.br

Fernando Resende
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia.
fernandoaresende1501@gmail.com

Kleber Mendonça
Doutor em Comunicação pela UFF (2007). Professor adjunto III e Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência e Comunicação (NevCom) da UFF. Jornalista de formação, desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em filosofia política, geografia da comunicação, imagem e sentido, análise de discurso e estudos sobre o espaço informativo do jornalismo e sua interface com a questão da violência urbana.
klebersm@hotmail.com

Krystal Cortez Urbano
Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (PPGCOM/UFF). Jornalista e Especialista em Epistemologias do Sul pelo Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales (CLACSO/Argentina). Coordenadora Adjunta do MidiÁsia – Grupo de Pesquisa em Mídia e Cultura Asiática Contemporânea (CNPq/UFF) e idealizadora do Asian Club, projeto de extensão que foi mantido em parceria com estudantes da Graduação de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense entre 2012 e 2017. Também integra a Red Iberoamericana de Investigadores en Anime y Mangá (RIIAM), iniciativa que inclui um núcleo de pesquisadores especialistas da América-Ibérica em animês e mangás (2017-atual) e atuou como líder da área de Estudos sobre o Pop Japonês da Academia Nipo-Brasileira de Estudos da História & Cultura Japonesa do Instituto Cultural Brasil-Japão (2019-2021). Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF, investigando os fluxos da cultura televisiva japonesa e sul-coreana no ambiente da Netflix Brasil.

Marco Roxo
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas relacionadas às imbricações dos campos midiáticos e políticos com ênfase no papel do comunismo na formação de quadros jornalísticos. Atualmente, apresentou projeto à Faperj visando estudar o impacto da reconfiguração temporal das narrativas audiovisuais sobre esporte na grade de programação televisiva.
marcos-roxo@uol.com.br

Marildo Nercolini
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Estudos Culturais e Mídia e também professor na Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT). Tem experiência na área de Comunicação, Literatura e Estudos Culturais, com estudos, pesquisas e orientações em torno da música popular brasileira, crítica cultural, pensamento latino-americano, estudos de cultura, tradução cultural, identidade, territorialidade e memória.
mjnercolini@gmail.com

Mayka Castellano
Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde também realizou um pós-doutorado. É professora, também, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Principais áreas de interesse: consumo cultural, fãs, gosto, televisão, séries, produção de subjetividade, cultura terapêutica e representações midiáticas. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa TeleVisões – Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias e vice-coordenadora do Nemes – Núcleo de Estudos de Mídia, Emoções e Sociabilidade. Atualmente, é a coordenadora do curso Estudos de Mídia.
maykacastellano@gmail.com

Miguel Freire
Fotógrafo, cineasta e escritor ensaísta. Diretor, produtor e diretor de fotografia de diversos filmes de longa e curta metragem. Autor dos livros Fotografia Getuliana e O Criador de Imagens. Doutor e Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFF. Comunicador Social pelo IACS/UFF. Pesquisador na área de imagem foto-cinematográfica e Professor Titular do Curso de Estudos de Mídia da UFF. Decano do IACS/UFF.
furtadofreire@hotmail.com

Paula Sibilia
Ensaísta e pesquisadora argentina residente no Rio de Janeiro, doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) e em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Dedica-se ao estudo de diversos temas culturais contemporâneos sob a perspectiva genealógica, contemplando as relações entre corpos, subjetividades, tecnologias e manifestações midiáticas ou artísticas. É bolsista do CNPq e da FAPERJ.
paulasibilia@gmail.com

Simone Pereira de Sá
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre (1991) e doutor (1996) em Comunicação e Cultura pela mesma universidade. Docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992. Pesquisador do CNPq desde 1998. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), editor da revista Contracampo, coordenador do PPGCOM/UFF e do curso de graduação em Estudos de Mídia/UFF.
afonsoal@uol.com.br

Thaiane Oliveira
Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do “Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab)”, em que se desdobra nos grupos de Pesquisa “Laboratório de Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência” e “Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas”. Coordenadora do Fórum de Editores e Comunicação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF e editora das revistas Contracampo e E-compós. Tem pesquisado a circulação da comunicação em diferentes esferas e seus processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação. Seus atuais interesses de pesquisa são: circuitos e circulação do conhecimento, comunicação estratégica e divulgação científica, indicadores de avaliação das políticas científicas.
thaianeoliveira@id.uff.br

Viktor Chagas
Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (Cpdoc-FGV). Pesquisador visitante, com estágio pós-doutoral (Bolsista de Pós-Doutorado Jr. pelo CNPq) na Universidade Federal da Bahia, membro associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisas nas áreas de Mídia e Política, Internet e Política, e Economia Política da Informação. Foi coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF (2013-2017) e é vice-coordenador e membro fundador do Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P3/UFF). Anteriormente atuou como coordenador editorial do projeto Overmundo e como coordenador-em-exercício e coordenador editorial do Viva Favela.
viktor@midia.uff.br