As Atividades Complementares (ACs) estimulam a participação dos alunos em diversos campos de atuação que, para além da sala de aula e das atividades regulares do curso de graduação, permitam que eles vivenciem múltiplas experiências acadêmicas e profissionais, complementando e ampliando sua formação curricular. Elas não são obrigatórias, ou seja, é uma opção do aluno acumular as ACs, mas incorporá-las a seu currículo acadêmico pode dispensar o aluno de cursar disciplinas optativas do currículo previsto pelo projeto pedagógico do curso, acelerando sua formação.
As ACs do curso de Estudos de Mídia são divididas em seis grupos de atividades: Atividades de Pesquisa; de Monitoria; de Extensão; de Experimentação em Linguagens Midiáticas; de Vivência Profissional, Produção Artística ou Cultural; e de Gestão e Representação Estudantil. Cada grupo compreende uma série de disciplinas com carga horária equivalente a um semestre de atividades. Ao solicitar a inclusão de uma destas disciplinas em seu histórico, o aluno acumula carga horária, que lhe permite eliminar créditos de disciplinas optativas para fins de integralização curricular. Assim, a cada 60h somadas de ACs, o aluno pode ser dispensado de uma disciplina optativa de carga horária equivalente, até um limite máximo de 240h acumuladas em ACs. Vale destacar, porém, que este limite compreende apenas o teto para a eliminação de disciplinas optativas, ainda que o aluno possa seguir acumulando experiência em atividades complementares indefinidamente.
A incorporação de ACs e os demais dispositivos que regulam sua proposta junto ao curso estão prescritos no Regulamento de Atividades Complementares do Curso de Estudos de Mídia. Para solicitar a contagem e subsequente incorporação de atividades complementares à Coordenação de Curso, o aluno deve encaminhar um e-mail para coordenacao@midia.uff.br.
O e-mail deve ter as seguintes informações:
Nome completo do aluno:
Número da matrícula:
Código da(s) atividade(s) solicitada(s): [essa informação pode ser conseguida no regulamento de AC. Por exemplo: GGD 00027 Estágio Supervisionado I e GGD 00009 Seminários Acadêmicos I)
Além disso, o aluno deverá enviar, em anexo no email de solicitação, os comprovantes relativos ao pedido (por exemplo, contrato de estágio, certificado de curso ou de participação em clube etc).
Podem enviar todos os pedidos que tiverem para fazer em um mesmo email.
As solicitações podem ser enviadas a qualquer momento do semestre letivo. Durante o período de inscrições em disciplina, os pedidos não podem ser lançados no sistema.
Leiam o regulamento com atenção, pois lá estão especificados todos os tipos de atividades complementares, os códigos em que eles se encaixam e os documentos comprobatórios aceitos.