O curso de Estudos de Mídia valoriza a participação ativa do aluno na montagem do seu próprio curso, através de uma estrutura curricular flexível. Essa flexibilidade se traduz, em primeiro lugar, no peso considerável que a estrutura curricular atribui às disciplinas optativas, eletivas e atividades complementares (ACs). Mais da metade da carga horária do curso (1,5 mil horas) é destinada a disciplinas deste gênero. As disciplinas obrigatórias respondem por 680 horas, um quarto da carga horária total, mais 540 horas para a confecção do Trabalho de Conclusão de Curso, dividido em dois semestres consecutivos (TCC1 e TCC2). Em relação às optativas, muitas das disciplinas têm caráter experimental e valorizam a produção discente.

A estrutura curricular do curso comporta, portanto, um total de 2720 horas, divididas entre disciplinas obrigatórias e não-obrigatórias, conforme se vê no quadro abaixo. O aluno deverá cursar 1500 horas entre disciplinas optativas, eletivas ou AC. Destas, no mínimo 900 horas deverão ser cursadas em disciplinas optativas. O aluno não é obrigado a cursar disciplinas eletivas ou AC. Se o desejar, ele pode cursar todas estas 1500 horas em disciplinas optativas. Ou, alternativamente, ele poderá debitar, desta carga, até 360 horas cursadas em disciplinas eletivas e 240 horas em AC.

 

 EspecificaçãoCarga Horária Total
ObrigatóriasDisciplinas Obrigatórias1220 horas
Não-obrigatóriasDisciplinas Optativasde 900 a 1500 horas
Disciplinas Eletivasde 0 a 360 horas
Atividades Complementaresde 0 a 240 horas

 

Conforme a proposta prevista no projeto pedagógico do curso, as disciplinas obrigatórias se concentram principalmente nos dois primeiros semestres letivos. Tal política obedece a dois objetivos principais:

(1) Dado que as disciplinas obrigatórias têm como propósito central fornecer fundamentos conceituais para as demais disciplinas, sua oferta nos períodos iniciais do curso visa a garantir que os alunos apreendam conceitos e atualizem-se diante de determinados debates fundamentais para o campo;

(2) Em vista de apostar na maturidade de seus alunos, o curso permite ampla liberdade na montagem de horários, a partir do terceiro semestre letivo, possibilitando inclusive que alunos do mesmo curso possuam formações diferenciadas, de acordo com seus interesses.

Outra característica distintiva da estrutura curricular de Estudos da Mídia é o destaque que ela dispensa ao Trabalho de Conclusão de Curso — uma monografia a ser feita pelo aluno sob a orientação de um professor do curso –, que corresponde a 540 horas, desdobradas em dois semestres letivos. O curso inclui ainda, como já especificado, a creditação de Atividades Complementares (ACs) como parte integrante de sua experiência disciplinar. Incluem-se aí atividades de pesquisa, monitoria e extensão, apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos, participação em seminários promovidos pelo curso e estágios, dentre outras.

Assim, a estrutura curricular do curso prevê a integralização, pelo aluno, de um mínimo de 2720 horas.

 

Sobre a carga horária de extensão:

Os alunos que ingressaram no curso a partir de 2023.1, precisam cumprir ao menos 10% da carga horária, ou seja, 272 horas, com disciplinas e/ou atividades de extensão.

As disciplinas de caráter extensionista do curso de Mídia estão sinalizadas no quadro de horários e no ementário “(Exts.)”, juntamente com o número de horas de extensão que elas carregam (informação no ementário). As disciplinas de caráter extensionista podem ser tanto obrigatórias quanto não-obrigatórias (optativas e eletivas).

Cinco disciplinas obrigatórias de primeiro e segundo período do curso tem parte de suas horas com caráter prático (extensionista), perfazendo um total de 190 horas de extensão. Logo, os alunos que cumprirem toda a carga horária de obrigatórias deverão completar as 82 horas mínimas de extensão restantes em atividades de extensão ou em disciplinas optativas/eletivas de extensão.

As atividades de extensão devem ser realizadas dentro de projetos oficiais de extensão do curso de Mídia ou de qualquer outro curso da UFF. A carga horária de extensão acumulada pela participação em projetos de caráter extensionista varia de acordo com a natureza de cada projeto. A participação nesses projetos deverá ser feita de forma oficial, com a devida declaração assinada pelo responsável pelo projeto.

Os alunos que já tiverem cumprido a carga horária mínima para formação no curso, excluindo TCC2, porém ainda não tiverem alcançado as 272 horas de extensão, deverão se matricular em “TCC2 exclusivo de extensão” (TCC2Ext), que possui 82 horas de extensão, de modo que consigam cumprir a carga horária mínima de modalidade extensionista.

Skip to content