Estrutura curricular

O curso de Estudos de Mídia valoriza a participação ativa do aluno na montagem do seu próprio curso, através de uma estrutura curricular flexível. Essa flexibilidade se traduz, em primeiro lugar, no peso considerável que a estrutura curricular atribui às disciplinas optativas, eletivas e atividades complementares (ACs). Mais da metade da carga horária do curso (1,5 mil horas) é destinada a disciplinas deste gênero. As disciplinas obrigatórias respondem por 680 horas, um quarto da carga horária total, mais 540 horas para a confecção do Trabalho de Conclusão de Curso, dividido em dois semestres consecutivos (TCC1 e TCC2). Em relação às optativas, muitas das disciplinas têm caráter experimental e valorizam a produção discente.

 

A estrutura curricular do curso comporta, portanto, um total de 2720 horas, divididas entre disciplinas obrigatórias e não-obrigatórias, conforme se vê no quadro abaixo. O aluno deverá cursar 1500 horas entre disciplinas optativas, eletivas ou AC. Destas, no mínimo 900 horas deverão ser cursadas em disciplinas optativas. O aluno não é obrigado a cursar disciplinas eletivas ou AC. Se o desejar, ele pode cursar todas estas 1500 horas em disciplinas optativas. Ou, alternativamente, ele poderá debitar, desta carga, até 360 horas cursadas em disciplinas eletivas e 240 horas em AC.

 

 EspecificaçãoCarga Horária Total
ObrigatóriasDisciplinas Obrigatórias1220 horas
Não-obrigatóriasDisciplinas Optativasde 900 a 1500 horas
Disciplinas Eletivasde 0 a 360 horas
Atividades Complementaresde 0 a 240 horas

 

Conforme a proposta prevista no projeto pedagógico do curso, as disciplinas obrigatórias se concentram principalmente nos dois primeiros semestres letivos. Tal política obedece a dois objetivos principais:

 

(1) Dado que as disciplinas obrigatórias têm como propósito central fornecer fundamentos conceituais para as demais disciplinas, sua oferta nos períodos iniciais do curso visa a garantir que os alunos apreendam conceitos e atualizem-se diante de determinados debates fundamentais para o campo;

 

(2) Em vista de apostar na maturidade de seus alunos, o curso permite ampla liberdade na montagem de horários, a partir do terceiro semestre letivo, possibilitando inclusive que alunos do mesmo curso possuam formações diferenciadas, de acordo com seus interesses.

 

Outra característica distintiva da estrutura curricular de Estudos da Mídia é o destaque que ela dispensa ao Trabalho de Conclusão de Curso — uma monografia a ser feita pelo aluno sob a orientação de um professor do curso –, que corresponde a 540 horas, desdobradas em dois semestres letivos. O curso inclui ainda, como já especificado, a creditação de Atividades Complementares (ACs) como parte integrante de sua experiência disciplinar. Incluem-se aí atividades de pesquisa, monitoria e extensão, apresentação de trabalhos em eventos acadêmicos, participação em seminários promovidos pelo curso e estágios, dentre outras.

 

Assim, a estrutura curricular do curso prevê a integralização, pelo aluno, de um mínimo de 2720 horas.

Skip to content