Docente: Kleber Mendonça 

A proposta da disciplina é criar um espaço semanal que se configure em uma imersão criativa focada no exercício da escrita em diferentes modalidades (ficcional, biográfica e poética). O objetivo é oferecer instrumentos capazes de ampliar as nossas ferramentas de desbloqueio, estimulando a criatividade e fomentando uma rotina inspiradora e produtiva. Assim, propomos a criação de um grupo de confiança que irá, semanalmente, pensar, exercitar e compartilhar a prática da escrita criativa. Serão quatro eixos de atuação:  

  1. I) a reflexão teórico-literária sobre o lugar da escritura nos tempos atuais; 
  2. II) a prática cotidiana do deslocamento do olhar nos gestos de “leitura” do mundo como fundamento da escrita em suas diferentes modalidades: da escrita de si à crônica do nosso tempo;

III) a leitura comentada e conjunta de obras de referência em diferentes gêneros literários;

  1. IV) a realização de exercícios de criatividade e experimentação literária seguida do debate acerca das obras produzidas pelas pessoas da turma a partir dessas propostas.  

Do ponto de vista teórico-literário, propomos pensar o papel da escritura na contemporaneidade e os processos dialógicos de disputa de sentido entre oralidade, visualidade e a palavra escrita. Para isso, leremos diferentes referenciais teóricos sobre o ato da escrita em conjunto com leituras críticas a partir de algumas obras (literárias e musicais) com as quais o curso pretende dialogar (Manoel de Barros, Clarice Lispector, Gonçalo Tavares, Ana Martins Marques, Conceição Evaristo, Carlos Skliar, Rubem Vela, Ana Cristina Cesar, Leminsky, Elisa Lucinda, Eduardo Galeano, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre outr@s). No eixo prático, serão desenvolvidos, ao longo de todo o semestre, diferentes exercícios de criação de modo a potencializar as capacidades de expressão escrita, com ênfase nas rodas de leituras críticas dos textos produzidos ao longo das aulas.  

Skip to content