Professor Responsável: Kleber Mendonça 

O objetivo da disciplina é pensar, exercitar e compartilhar a prática da escrita poética criativa. Para isso o curso focará sua ação em três frentes: 

I) A reflexão teórico-literária sobre o lugar do fazer poético nos dias de hoje; 
II) A prática cotidiana do deslocamento do olhar nos gestos de “leitura” do mundo como fundamento da escrita de poemas; e 
III)A leitura comentada e o debate criativo acerca das obras produzidas pelas pessoas da turma a partir dos exercícios propostos ao longo dos encontros.

O ponto de vista teórico-literário, propomos pensar o papel da escritura na contemporaneidade e os processos dialógicos de disputa de sentido entre oralidade, a palavra escrita e a poesia como prática da corporalidade no mundo. Para isso, leremos diferentes referenciais teóricos sobre o ato da escrita poética em conjunto com leituras críticas a partir de algumas obras poéticas (e musicais) com as quais o curso pretende dialogar (Manoel de Barros, Clarice Lispector, Gonçalo Tavares, Ana Martins Marques, Conceição Evaristo, Carlos Skliar, Rubem Vela, Ana Cristina Cesar, Leminsky, Elisa Lucinda entre outr@s a serem propost@s pela turma). No eixo prático, serão desenvolvidos, ao longo de todo o semestre, diferentes exercícios de criação poética de modo a potencializar as capacidades de expressão escrita, com ênfase nas rodas de leituras críticas dos textos produzidos ao longo das aulas.

 

 

Skip to content