Docente: Dionízio Brazo (Sup. Simone Sá)

Proposta: Ao tratar sobre a dinâmica que a nostalgia exerce em diferentes meios midiáticos, a disciplina pretende contribuir para a visão crítica e abrangente para a formação do bacharel em Estudos de Mídia, ofertando leituras multidisciplinares. A partir da discussão do conceito de Nostalgia, bem como outros conceitos que apresentam semelhanças e distanciamentos, analisaremos a sua relação com os seguintes eixos: nostalgia e memória; nostalgia e modernidade; nostalgia e hipermodernidade; nostalgia e estética; nostalgia e filmes; nostalgia e animação; nostalgia e séries; nostalgia e consumo; nostalgia e televisão; nostalgia e saudade.

Ementa: A relação da mídia e o mercado da nostalgia. Nostalgia e memória. Nostalgia e os tempos históricos. Modalidades de nostalgia. Análise de produtos midiáticos nostálgicos. Construção do mercado de consumo nostálgico. Nostalgia como uma forma de saudade.

Objetivo geral:

Analisar, sob perspectiva crítica, a forma como a nostalgia incide na mídia na contemporaneidade, tomando como referências teórico-conceituais dos campos das Ciências Sociais e Humanas.

Objetivos específicos:

1) Discutir a respeito do conceito de nostalgia

2) Analisar a transformação do conceito de nostalgia ao longo da história.

3) Debater as interpretações nostálgicas nos produtos comunicacionais.

Metodologia:

1) Aulas expositivas

2) Análise de produções audiovisuais, como animações e filmes, e sonoras como músicas.

3) Debate a partir das leituras propostas

Skip to content