Professor responsável: Marco Roxo

O curso está estruturado em torno das seguintes questões: 1) de que forma as imagens e textos relacionados com o esporte foram e são apropriados politicamente pelos discursos da nacionalidade num cenário cada vez mais globalizado e multicultural? 2) no caso mais específico do futebol, até que ponto as tecnologias de comunicação ajudam a moldurar, formatar, popularizar e sedimentar no corpo dos jogadores às concepções de um Brasil mestiço? 3) como os agentes midiáticos se portam como enunciadores e porta-vozes autorizados de uma equação envolvendo futebol, etnia e nação? Em suma a ideia é discutir o papel dos agentes midiáticos e lugar das representações esportivas criadas por eles na interlocução do esporte com expressões do nacionalismo contemporâneo. A ideia é ver como como esta interlocução entre esporte e mídia reverbera na cultura popular contemporânea em dois vieses: de um lado, a festa, o lúdico e a exaltação da performance dos atletas através da  diversão, do humor e da música; de outro, de outro, estes aspectos são atravessados questões raciais e políticas (as concepções de um Brasil mestiço e harmônico) associadas às práticas esportivas no âmbito da cultura popular.

 

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