Docente: Kleber Mendonça

O objetivo da disciplina é pensar, exercitar e compartilhar a prática da escrita criativa, especificamente a expressão poética. Para isso, o curso focará sua ação em três frentes:
I) a reflexão teórico-literária sobre o lugar da poesia, da prosa poética e dos aforismos nos dias de hoje;
II) a prática cotidiana do deslocamento do olhar nos gestos de “leitura” do mundo como fundamento da escrita de poemas e prosas poéticas curtas;
III) a leitura comentada e o debate criativo acerca das obras produzidas pelas pessoas da turma a partir dos exercícios propostos ao longo dos encontros.
Do ponto de vista teórico-literário, propomos pensar o papel da escritura na contemporaneidade e os processos dialógicos de disputa de sentido entre oralidade, a palavra escrita e a poesia como prática da corporalidade no mundo. Para isso, leremos diferentes referenciais teóricos sobre o ato da escrita poética em conjunto com leituras críticas a partir de algumas obras poéticas (e musicais) com as quais o curso pretende dialogar (Manoel de Barros, Clarice Lispector, Eduardo Galeano, Walter Benjamin, Gonçalo Tavares, Ana Martins Marques, Conceição Evaristo, Carlos Skliar, Murilo Mendes, Elisa Lucinda, Ferréz, Geovani Martins, Sérgio Vaz, Aline Bei, Roland Barthes, Henry Miller entre outr@s a serem propost@s pela turma). No eixo prático, serão desenvolvidos, ao longo de todo o semestre, diferentes exercícios de criação poética de modo a potencializar as capacidades de expressão escrita, com ênfase nas rodas de leitura crítico-sugestivas dos textos produzidos pelas pessoas inscritas. Pretendemos criar um grupo afetivo trocas e pertencimento, assim, a presença nos encontros e a participação constante na execução das tarefas propostas é algo mais do que desejável.

Skip to content