Docente: Prof. Subst. 2          

Definição do gênero; análise de aspectos culturais e econômicos do reality show; reflexão sobre o reality show dentro da cultura da convergência; a nostalgia pelo “real” e o retorno do tempo morto na hipertelevisão; moral, autenticidade e ethos neoliberal nos reality shows contemporâneos; fluxos e contrafluxos do gênero no contexto do mundo multipolar.

Resumo: Durante muito tempo considerado um gênero de segunda classe, o reality show ganhou status e notabilidade pela crítica especializada e a academia devido a seu grande poder de mobilização da audiência. Tendo como importante propulsora a cultura digital e, especialmente, os serviços de video on demand (VOD), o reality show vem ocupando sistematicamente um lugar de destaque nos fluxos da cultura televisiva global, o que vem impulsionando a descoberta por parte das audiências de outros pólos de produção do gênero para além dos mercados e países ocidentais. Por isso, a disciplina pretende contribuir para a ampliação do olhar dos discentes em torno dos fluxos dos reality shows contemporâneos, para além de exemplos e casos oriundos dos mercados televisivos anglófonos e ocidentais. A disciplina também considera as questões envolvidas nas hierarquias culturais que elevam determinadas obras e rebaixam outras, a questão dos formatos, gêneros e da linguagem em constante reformulação e os impactos das novas tecnologias e formas de acesso ao conteúdo televisivo no contexto de um mundo cada vez mais multipolar.

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