Docente: Ariane Holzbach e e Marco Bittencourt

Ementa: Desenhos animados no cinema e a transição para a televisão. A hegemonia Disney e a estética Hanna-Barbera. Desenhos animados no prime-time e na televisão segmentada. Desenhos animados como sinônimo de consumo infantil. Desenhos animados e o consumo adulto. Complexificação da narrativa dos desenhos animados. Desenhos animados para além do “Ocidente”. Desenhos animados, representação e representatividade. Estéticas, mercados e novos rumos dos desenhos animados.

A disciplina objetiva entender as especificidades da linguagem de desenho animado no audiovisual, sobretudo na televisão. Para isso, faremos um breve histórico do surgimento e da consolidação dos desenhos animados no contexto audiovisual e sua inserção na programação infantil televisiva. Debateremos os grandes sistemas midiáticos criados em torno desse conteúdo, como ocorreu com a “era” Disney e com a produção Hanna-Barbera, mas abarcando também o desenho animado em um contexto geopolítico global. Por fim, entenderemos o impacto do desenho animado atualmente, quando novos espaços virtuais de veiculação como YouTube e Netflix estão ajudando a reformatar as referências na linguagem e no circuito comunicativo desse produto audiovisual.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
PARTE I – Breve histórico dos desenhos animados
1.1 – “Era cinematográfica” dos desenhos animados
1.2 – A inserção da televisão na cultura dos desenhos animados
1.3 – Os desenhos animados se espraiam na cultura audiovisual
PARTE II – Desenhos animados como linguagem
2.1 – A estética Hanna-Barbera
2.2 – O papel social e político da Disney
2.3 – Longas metragens de animação
PARTE III – Desenhos animados se tornam hegemônicos
3.1 – A narrativa no universo dos desenhos animados
3.2 – Problemáticas em torno da representatividade nos desenhos
3.3 – O lugar dos desenhos na cultura digital

BIBLIOGRAFIA BÁSICA
HOLZBACH, Ariane. Para pequenos grandes espectadores: a produção televisiva brasileira direcionada a crianças pequenas a partir do caso da Galinha Pintadinha. E-COMPÓS, p. 1-22, 2018.
SILVA, Ana Carolina Correia Pinto da. Querida, encolhi a programação das crianças: fluxos comunicacionais da programação infantil na televisão brasileira. 2017. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
WILLIAMS, Raymond. Televisão: tecnologia e forma cultural. São Paulo: Boitempo; Belo Horizonte, MG: Puc Minas, 2016.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BORGES, Admir; ARREGUY, Sergio; SOUZA, Lourimar de. O auge e o declínio da programação infantil na TV comercial brasileira, Mediação, v. 14, n. 15, jul./dez. 2012.
Carol; HARRISON, Mark (org.). Prime Time Animation: Television Animation and American Culture. Nova Iorque: Routledge, 2003.

 

Skip to content