Docente: Felipe Trotta, Amanda Lemos e Ana Luiza Mussi

Ementa:

O objetivo do curso é interpretar os processos e práticas musicais nos diferentes contextos sociais, morais e políticos, com foco no século XX. Além de (re)contar as nuances históricas das práticas musicais, busca-se problematizar a  historiografia da música brasileira popular, destacando silenciamentos e opções ideológicas inscritas na forma convencional de narrar essa história. Espera-se que os/as estudantes possam reunir elementos para questionar e ampliar os conhecimentos sobre artistas e gêneros musicais referenciais, tentando ir além dos cânones com o intuito de diversificar sonoridades e estilos.

Bibliografia Básica

Artur Dapieve. BRock: o rock no Brasil nos anos 80. SP: Ed34, 2015.

Carlos Sandroni. Feitiço decente. RJ: Ed.UFRJ, 2002.

Gustavo Alonso. Cowboys do asfalto RJ: Civilização Brasileira, 2015

Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. A canção no tempo. SP: Ed.34, 1998.

Jairo Severiano. Uma história da música popular brasileira. SP: Ed.34, 2013.

José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. SP: Ed.34, 1998.

Marcos Napolitano. A síncope das ideias. SP: Perseu Abramo, 2007.

Martha Ulhôa e Simone Luci Pereira (org.). Canção romântica. RJ: Folio digital, 2016.

Micael Herschmann. O funk e o hip hop invadem a cena RJ: Ed.UFRJ, 2005

Paulo César de Araújo. Eu não sou cachorro não. RJ: Record, 2002.

Rodrigo Faour. História da música popular brasileira sem preconceiro. SP: Ateliê, 2022.

Santuza Naves. Da Bossa Nova à Tropicália. RJ: Zahar, 2001.

Silvano Baia. A historiografia da música popular brasileira. Uberlândia: EdUFU, 2015.

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