Docente: Felipe Trotta, Amanda Lemos e Ana Luiza Mussi
Ementa:
O objetivo do curso é interpretar os processos e práticas musicais nos diferentes contextos sociais, morais e políticos, com foco no século XX. Além de (re)contar as nuances históricas das práticas musicais, busca-se problematizar a historiografia da música brasileira popular, destacando silenciamentos e opções ideológicas inscritas na forma convencional de narrar essa história. Espera-se que os/as estudantes possam reunir elementos para questionar e ampliar os conhecimentos sobre artistas e gêneros musicais referenciais, tentando ir além dos cânones com o intuito de diversificar sonoridades e estilos.
Bibliografia Básica
Artur Dapieve. BRock: o rock no Brasil nos anos 80. SP: Ed34, 2015.
Carlos Sandroni. Feitiço decente. RJ: Ed.UFRJ, 2002.
Gustavo Alonso. Cowboys do asfalto RJ: Civilização Brasileira, 2015
Jairo Severiano e Zuza Homem de Mello. A canção no tempo. SP: Ed.34, 1998.
Jairo Severiano. Uma história da música popular brasileira. SP: Ed.34, 2013.
José Ramos Tinhorão. História social da música popular brasileira. SP: Ed.34, 1998.
Marcos Napolitano. A síncope das ideias. SP: Perseu Abramo, 2007.
Martha Ulhôa e Simone Luci Pereira (org.). Canção romântica. RJ: Folio digital, 2016.
Micael Herschmann. O funk e o hip hop invadem a cena RJ: Ed.UFRJ, 2005
Paulo César de Araújo. Eu não sou cachorro não. RJ: Record, 2002.
Rodrigo Faour. História da música popular brasileira sem preconceiro. SP: Ateliê, 2022.
Santuza Naves. Da Bossa Nova à Tropicália. RJ: Zahar, 2001.
Silvano Baia. A historiografia da música popular brasileira. Uberlândia: EdUFU, 2015.