Professor Responsável: André Queiroz

Ementa: Genealogia do fenômeno literário a serviço da reflexão sobre a cultura de um povo. A invenção poética em contraponto ao discurso padronizado. Modernidade e pós-modernidade: utopias contemporâneas. A literatura e o hipertexto.

Conteúdo Programático: O curso pretende investigar aspectos do desenvolvimento histórico (econômico, político e social) do capitalismo no Brasil destacando alguns dos seguintes pontos: a questão agrária e as transformações das relações de produção – com ênfase na lavoura cacaueira; a questão nacional – desenvolvimento e emancipação; a centralização do regime político e os fracionamentos regionais pré e pós-Revolução de 30; a Era Vargas em seus avanços e contradições; a literatura social e as vertentes do modernismo – vanguardas e tradicionalismo.
Se no semestre passado tomamos a obra de José Lins do Rego (os três primeiros romances do Ciclo da Cana de Açúcar) como matéria expressiva dos eixos temáticos abordados no curso; neste semestre, seguiremos a leitura (em aula) de três romances de Jorge Amado (Terras do Sem-fim; São Jorge dos Ilhéus; Seara Vermelha), assim como de alguns de seus textos ensaísticos e memorialísticos reunidos em obras como Hora da guerra e Navegação de cabotagem. E para tal empreitada, faremos um mapeio de vida e obra do mestre grapiúna.

PS: Este é o segundo dos três cursos que ofereceremos sobre este mesmo recorte temático-espacial. Sendo que a cada curso, abordaremos a obra ficcional de um autor diferenciado (o próximo curso será sobre a obra de Graciliano Ramos).

Skip to content