Docente: Paula Sibilia | Mestranda em estágio-docência: Gabriela Mendes (PPGCOM-UFF)

Neste curso, recorreremos ao método comparativo para estudar um objeto comunicacional bastante específico: as imagens usadas nas mídias para ilustrar o fenômeno da fome. O interesse principal é compreender como isso se dá no Brasil contemporâneo. Com o intuito de apreender as suas especificidades, porém, contrastaremos essas imagens atuais com outras procedentes de épocas e lugares distintos, buscando similaridades e diferenças para identificar certas estratégias discursivas ligadas a crenças e valores próprios de cada contexto sociocultural. Ao promover essa observação (tanto das mídias como das sociedades) em perspectiva antropológica e genealógica, a pesquisa comparativa coloca em evidência os limites do universalismo, com sua herança eurocêntrica e colonialista. Assim, as imagens que retratam esse tipo de sofrimento no Brasil serão investigadas levando em conta suas marcas históricas, na tentativa de enxergar tanto o que elas mostram como as invisibilidades que produzem. Considerando a visualidade como um campo interpretativo, indagaremos quais corpos (e de que forma) são enfocados, como são representados os alimentos e como comparece a sua falta. Sobretudo, procuraremos entender de que modo as variações detectadas nessas comparações históricas contribuem para consolidar certas “verdades” nas disputas pela construção da(s) realidade(s).

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