Introdução às Redes Sociais

Ementa: Introdução à teoria de redes. A tese dos seis graus de separação. Sistemas de informação e interação social. Formação e constituição de redes. Topologia de redes e análise de diagramas (grafos). Redes centralizadas e redes distribuídas. Nós e conexões. Laços sociais e relações sociais. Capital social. Redes sociais na internet: dos sites de relacionamento aos sistemas colaborativos. Conceito e história dos Social Network Sites (SNS).

Monitoramento de Redes Colaborativas

Ementa: Monitoramento de ambientes colaborativos: o papel da comunidade. Automoderação, metamoderação e outras dinâmicas autogestionárias de administração de redes e suas aplicações. Antitrolling. Antispamming. Gestão e prevenção de crises: mediando comunidades. Solução de problemas comunitários e processo de tomada de decisão coletiva. Acompanhamento de estatísticas de acesso: análise de tráfego, cadastros e conteúdos gerados.

Relações de Fidelização em Redes Colaborativas

Ementa: Características fundamentais da economia de rede. Fidelização sintética, promoções e ações de marketing em redes colaborativas. Fidelização autêntica. Laços sociais e capital social. Confiança e previsibilidade do comportamento. Confiança compartilhada em sistemas colaborativos. Comunidades virtuais e grupos de afinidades.

Redes Colaborativas e Produção Cultural

Ementa: A produção cultural e a web 2.0. A internet e a reconfiguração da indústria cultural. O ciberespaço como veículo de difusão cultural. Inovação e arranjo produtivo. Marketing cultural em ambientes colaborativos. O produtor cultural independente e dinâmicas em rede: desconferências e modelos descentralizados de eventos. Dinâmicas de cobertura colaborativa. O papel do editor de mídias sociais. Jornalismo cultural em novas mídias. A crítica cultural na internet. O especialista e o amador.

Marketing em Redes Colaborativas

Ementa: A rede global da comunicação local: efeitos do marketing segmentado e nichos mercadológicos em redes colaborativas. Influencialidade viral. Marketing de convergência. E-money e modelos de monetização virtual. Modelos de negócio baseados em publicidade: publicidade direta e serviços de anúncios baseados em links patrocinados. Search Engine Marketing (SEM). Modelos de negócio baseados em ações de crowdsourcing. Modelos de negócio aberto (Open Business Models). Marketing e privacidade na rede.

Comunicação Integrada em Redes Colaborativas

Ementa: Introdução à categoria de comunicação integrada. Comunicação organizacional integrada. Questões fundamentais para a concepção de planos de comunicação. Intranets e metodologias de gerenciamento de projetos. Ferramentas de Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM). Hotsites e planejamento de campanhas integradas em mídias sociais. Influencialidade viral.

Produção de Informação em Redes Colaborativas

Ementa: Desintermediação e modelos descentralizados de emissão. Cooperação, coordenação e colaboração: aproximações e distâncias entre as diversas terminologias. Conteúdo gerado pelo usuário. Transparência e confiabilidade: controle descentralizado sobre a credibilidade da informação. Jornalismo colaborativo, jornalismo participativo e jornalismo opensource. As correntes do jornalismo público, do jornalismo cívico e do jornalismo cidadão, e seus desdobramentos nas redes colaborativas.

Gestão da Informação em Redes Colaborativas

Ementa: Dispositivos de busca e identificação da informação. Princípios básicos de organização da informação: algoritmos de classificação social. Modularidade. Introdução ao design e à arquitetura da informação para web. Processamento de dados: como transformar informação em compreensão. Política de gestão de acervos em ambiente digital. Introdução à noção de patrimônio digital e suas aplicações na gestão empresarial. Sistemas de apoio à decisão. Preservação e difusão da informação: transparência e acessibilidade de dados.

Regras de Comportamento em Redes Colaborativas

Ementa: Internet e liberdade. Censura e internet. O escândalo na rede. Internet e privacidade: o papel dos cookies e das mídias sociais. A internet como suporte para o individualismo. Trolling. Spamming, phising, cracking: cibercrimes. Ética hacker. Comportamento social na rede. Internet e pedofilia. Internet e teletrabalho. Netiqueta, regras sociais e autoridade.

Redes Colaborativas e Comunicação Móvel

Ementa: Mobilidade e desterritorialização. A migração social na era digital. A era das conexões e a computação ubíqua. Computação em nuvem e o conceito de Software as a Service (SaaS). Ciberespaço e tecnologias móveis. Redes colaborativas e mobilização social: smart mobs e flash mobs. Redes colaborativas com aplicativos sociais integrados para celular. Cartografia social: interfaces de georreferenciamento e suas aplicações para dispositivos móveis. Mobile journalism.

Skip to content