Comunicação Organizacional

Ementa: As organizações contemporâneas e a comunicação. A comunicação nas organizações. O conceito de empresa em rede. Gerenciamento estratégico de informação. A comunicação voltada para o público interno. O uso das novas tecnologias para a comunicação interna. Textos e textualidades nas organizações: construções de discursos. O planejamento de comunicação e a criação de imagens para o público interno. A comunicação como fundamento para a competitividade. Estratégia gerencial e planejamento. Elaboração de projetos, planos e programas estratégicos de comunicação.

Comunicação Institucional

Ementa: A comunicação institucional em órgãos públicos e governamentais. Projetos e estratégias de comunicação institucional em empresas públicas. Planos de comunicação. Estratégias de aproximação com o público. A utilização de novas tecnologias em projetos comunicacionais. Espaço público e publicização.

Agência de Comunicação Corporativa

Ementa: As rotinas de uma agência de Comunicação Corporativa. Estratégias de imagem corporativa. Gerenciamento de reputação. Criação de ambientes de negócios. Pesquisas quantitativas e qualitativas. Gestão de pessoas. Gestão de negócios. Análise de cenários de risco. Análise do ciclo de serviço e produtos. Responsabilidade social.

Assessoria de Comunicação Especializada

Ementa: O Plano de Comunicação: Planejamento, elaboração e implementação. Pautas “quentes” e “frias”. Estratégias de valorização do cliente. A importância do planejamento a médio e longo prazo. O desenvolvimento de pautas para reportagens especiais. Os personagens emblemáticos.

Comunicação e Divulgação Científica

Ementa: As editorias, os cadernos e as publicações com foco na Ciência. A Ciência em linguagem lúdica e criativa. A divulgação científica aproximando a ciência do cotidiano. Técnicas de adaptação: do texto científico à linguagem informativa. Traduzir sem trair: a não banalização do conhecimento científico pelo texto informativo.

Comunicação e Gestão da Saúde

Ementa: Problematização da difusão dos saberes a respeito da saúde. A complexidade da Internet: fonte imprecisa X democratização do conhecimento. Os limites entre o dever informativo e a disseminação de conteúdos alarmistas. A segurança da fonte. O papel da Comunicação na gestão global de saúde no contemporâneo.

Comunicação Institucional e Internet

Ementa: Análise de websites a partir do fluxo informativo. A lógica da “vitrine Virtual” como foco para desenvolvimento das informações institucionais. Comunicação Institucional na Internet e Relação com a Mídia. Estreitamento da relação entre as organizações e seu público. Interação e velocidade. A eficácia das Newsletters. A integração entre Ouvidoria e Comunicação para desenvolvimento de FAQs eficientes.

Cobertura Midiática em Redes Sociais

Ementa: Criação de Canal em Redes Sociais. Produção e compartilhamento de conteúdos informativos na lógica da convergência. O dilema da liberação dos comentários. A questão da acessibilidade. Uso de microblogs por organizações: problemas e estratégias. Monitoramento de Marcas. Integração das Mídias Sociais. Ir aonde o público está: a busca pelo target na Internet.

Comunicação Empresarial

Ementa: O poder no âmbito das organizações. Cultura Empresarial. Deontologia. As novas organizações e as formas contemporâneas de visibilidade. Cultura organizacional. Competência comunicativa.

Comunicação Institucional em Terceiro Setor

Ementa: A sociedade civil organizada. Os limites da responsabilidade do Estado. Neoliberalismo, hegemonia e cidadania. O ativismo social, a multidão e o comum: novas formas de participação política. A construção da credibilidade. Mobilização pública. Responsabilidade social na era da informação global. A questão da visibilidade na concorrência por recursos e voluntários. Prestação de Contas.

Gestão da Comunicação Interna

Ementa: O funcionário como primeiro cliente. Consolidação da imagem interna para potencialização da visibilidade externa. Endomarketing. Intranet, Newsletter, Tv Corporativa, Comunicação Visual, Campanhas, Relatórios e Parcerias estratégias.

Introdução às Rotinas Profissionais da Informação

Ementa: A lógica produtiva da notícia. As rotinas profissionais. Das redações tradicionais à produção colaborativa em rede: diferentes formas de produção de conteúdo informativo. O texto informativo. A estrutura da informação. Os dilemas éticos. Os limites profissionais.

Análise da Produção de Textos Informativos

Ementa: A estrutura do texto informativo. Os estilos jornalísticos. Das sensações à objetividade. O texto jornalístico e a influência da Literatura: New Journalism, Gonzo. A contribuição da Antropologia: etnografia e pesquisa participante. A influência da Sociologia: a empiria e os dados.

Media Training

Ementa: Treinamento de Comunicação com a Imprensa. Conteúdo e forma. Comunicação voltada para público interno e externo. Velocidade e qualidade das informações. Palestras. Apresentações. Tratamento de dados, estatísticas e tradução. Competência midiática. Fontes e porta-vozes. O cuidado com a imagem. Potencialização das declarações.

Desenvolvimento de Produtos Institucionais

Ementa: Pesquisa e criação de produtos institucionais para campanhas, eventos e efemérides em geral. Campanha de escolha interativa: o envolvimento do público. Publicações, folders, banners, press-kits e brindes. Otimização da campanha. Período de execução. Os limites éticos e jurídicos da distribuição promocional.

Entrevista e Oralidade

Ementa: Entrevista Jornalística. Entrevista Etnográfica. História Oral. O campo e o outro. A questão da alteridade. Os limites éticos da entrevista. Pergunta e “repergunta”. A revisão das informações. A questão dos suportes: entrevista online, por telefone etc. O testemunho.

Gestão de Crises

Ementa: Sociologia dos conflitos. Crises, escândalos e catástrofes. Mediação e mediatização de conflitos. Prevenção de crises. Gestão e administração de crises. Escalation procedures. Crises organizacionais. Riscos endógenos e riscos exógenos. Liderança e processos de tomada de decisão compartilhada. Análise de risco. Planejamento estratégico de ações afirmativas. Capacitação de porta-vozes. Desenvolvimento de Position Papers. Planejamento de Pesquisas. Monitoramento de marca. Estratégias de defesa de imagem e reposicionamento. O papel dos meios de comunicação na mobilização da sociedade civil.

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