Oralidade e Comunicação

Ementa: A linguagem nas culturas orais primárias. O problema da tradição nessas culturas: poesia, fórmulas mnemônicas e contadores de histórias. Transições da oralidade para a cultura escrita. Meios de comunicação e a oralidade secundária: o telefone, o rádio e a televisão.

Teorias do Texto Eletrônico

Ementa: Problemas da transposição do texto para o espaço topográfico do computador. Continuidades e rupturas entre a cultura do papel e as textualidades eletrônicas. A noção de hipertexto segundo diferentes perspectivas. Cibertexto e literatura ergódica. A crítica à noção de interatividade. Modalidades do texto no computador.

Fotografia Digital

Ementa: Informática e fotografia. O estatuto ontológico da fotografia digital. Tipologia das imagens infográficas. Representação infográfica, manipulação digital e possibilidades de intervenção. As relações entre fotografia digital e analógica. O processo de produção da fotografia digital: câmeras, objetivas, iluminação, mídia de armazenamento, resolução, processamento, formatação de arquivos, tratamento da imagem.

Introdução à Comunicação Mediada pelo Computador

Ementa: O computador: de sistema de informações a meio de comunicação. Dimensões comunicativas do processador de texto. Interfaces e comunicação: das linhas de comando às interfaces gráficas. Computador e convergência tecnológica: multimídia ou metamídia? O computador em rede.

Dispositivos de Escuta Musical

Ementa: Ambientes e espaços de escuta de música ao vivo: templos, igrejas, praças, festas, bares, salões. Música gravada e artefatos de escuta. A escuta doméstica: o gramofone, o rádio e a televisão. A escuta pública: cinema, shows, ritos e festas. O LP e o artista. O fone de ouvido e a escuta individual: do walkman aos players. A compressão e a intensidade dos graves: high-fi e low-fi. A escuta social: entre o público e o privado, o individual e o coletivo.

Dispositivos de Comunicação Móvel I

Ementa: A noção de mobilidade como categoria central de uma categoria de dispositivos de comunicação do século XX e XXI.. História e contexto dos dispositivos de comunicação móvel: rádios, toca-discos, walkmens, sound-systems, cameras, aparelhos celulares. I-Pods. Mobilidade, personalização e hiper-individuação; público e privado.

Dispositivos de Comunicação Móvel II

Ementa: A centralidade dos telefones celulares como dispositivos de comunicação móvel na atualidade. Características e especificidades. O celular como sétimo meio de comunicação. Convergência de mídias através do celular.A reconfiguração das fronteiras entre o público e o privado. Ações sociais e mobile marketing.

Mídias Locativas

Ementa: Categorização dos diferentes dispositivos de comunicação móvel com funções de geo-localização e suas especificidades. Tensões entre o público e o privado nos espaços urbanos. Mapas, lugares, espaços e territórios informacionais ligados às mídias locativas. Controle e vigilância. Flash mobs, games pervasivos e outros fenômenos sociais possibilitados pela articulação entre mídia locativas e ocupação da cidade.

Dispositivos de Busca e Hierarquização da Informação

Ementa: Introdução à pesquisa em inteligência artificial. Os motores de busca na internet: história e análise de casos. Sistemas digitais, lógica e operações booleanas. Pagerank e algoritmos de classificação. Search Engine Optimization (SEO). Search Engine Marketing (SEM). Taxonomia e folksonomia. Tags e conhecimento social. Metadados e web semântica. Introdução à estruturação de banco de dados.

Plataformas de Colaboração em Rede

Ementa: Cooperação, coordenação e colaboração: aproximações e distâncias entre as diversas terminologias. Os conceitos de inteligência coletiva e sabedoria das massas. O especialista e o amador. Commons e a economia da colaboração: dádiva e doação. Processo deliberativo na rede. Dinâmicas autogestionárias de administração de redes e suas aplicações. Gerenciamento de projetos. Planejamento estratégico e principais questões para a criação de plataformas web colaborativas.

Plataformas de Compartilhamento da Informação

Ementa: Plataformas distribuídas de criação, compartilhamento e uso da informação. Autoria coletiva. Commons e a economia da colaboração: dádiva e doação. Práticas de inclusão social e inclusão digital. Políticas públicas de acesso ao conhecimento. Preservação e difusão da informação: transparência e acessibilidade de dados. Introdução ao debate sobre memória digital. Repositórios online: potencial e limitações.

Plataformas de Compartilhamento da Informação

Ementa: Plataformas distribuídas de criação, compartilhamento e uso da informação. Autoria coletiva. Commons e a economia da colaboração: dádiva e doação. Práticas de inclusão social e inclusão digital. Políticas públicas de acesso ao conhecimento. Preservação e difusão da informação: transparência e acessibilidade de dados. Introdução ao debate sobre memória digital. Repositórios online: potencial e limitações.

Plataformas de Compartilhamento de Conteúdo Audiovisual

Ementa: Os diferentes tipos de plataformas de compartilhamento de conteúdo audiovisual e suas especificidades. As experiências que promovem e o impacto que têm no circuito de produção e consumo audiovisual. Compartilhamento e convergência cultural e tecnológica. Estudo das principais tecnologias de compartilhamento de conteúdo audiovisual – videogames, computadores, YouTube, celulares, iPods etc. – e o papel de cada um na cultura contemporânea.

Plataformas de Compartilhamento de Conteúdo Musical

Ementa: Os diferentes tipos de plataformas de compartilhamento de conteúdo musical, suas especificidades e impactos no circuito de produção, circulação e consumo musical. Análise de suas características principais tais como classificação, recomendação, filtragem, colaboração, armazenamento e memória.

Plataformas de Compartilhamento de Memória

Ementa: Os diferentes tipos de museus virtuais, suas especificidades e impactos no circuito de armazenamento e memória ligada aos bens culturais e coletivos. Artefatos de recuperação, armazenamento e compartilhamento da memória popular. Reconfiguração, disputa simbólica e valor na definição dos bens memoráveis a partir da criação de museus virtuais.

Skip to content