Semiologia da Música

Ementa: A construção do sentido musical. Modelos de análise semiótica da música e aplicações. Competência e repertórios. Memória, identidades e reconhecimento de padrões sonoros. Afetos, valores e pensamentos musicais e sociais.

Linguagem Radiofônica I

Ementa: Oralidade, escrita e linguagem radiofônica. A produção em rádio e os critérios de coloquialidade, instantaneidade e velocidade da informação. A mídia sonora e sua relação com as mídias impressa e audiovisual. O rádio e as novas tecnologias da comunicação.

Linguagem Radiofônica II

Ementa: Reconfigurações na linguagem radiofônica a partir das tecnologias digitais. Especificidade da linguagem radiofônica no contexto dos portais e plataformas multimídia online.

Música e Sexualidade

Ementa: Debates musicais sobre sexualidade. Negociações do feminino e do masculino na música. O ritmo, a dança e o corpo. Temas e repertórios eróticos: história, semelhanças e diferenças entre épocas, artistas e gêneros musicais. Performance, temas e repertórios eróticos. Duplo sentido, malícia, erotismo e pornografia na música. O uso do humor e os embates éticos.

Teoria dos Gêneros Musicais I

Ementa: Música e classificações: definições. História, memória e repertórios musicais. Identidades e comportamentos coletivos. Gêneros musicais, experiência e sociabilidade. Crítica, hierarquia e valores. Fronteiras entre gêneros e embates.

Teoria dos Gêneros Musicais II

Ementa: Discussão em profundidade sobre gêneros musicais específicos e suas características. Gêneros hegemônicos na historiografia da música popular: rock e samba. Regional, nacional e transnacional: tradição e modernidade. Identidade, memória e valor no embate entre gêneros: sertanejo, brega, forró, axé, pagode, funk, música eletrônica, MPB e outros.

Teoria do Rock’N’Roll

Ementa: História e desenvolvimento social e midiático do Rock Mundial (De Elvis e da juventude do contexto do pós-guerra aos dias atuais). A(s) cultura(s) do rock and roll (em torno dos valores de produção, circulação e consumo): as relações entre subgêneros roqueiros e demais gêneros (e rotulações) da música massiva. O rock no contexto histórico brasileiro.

Teoria da Música Pop

Ementa: Indústria cultural. Música e reprodutibilidade técnica (original e cópia). Articulações entre música e tecnologia. Conceito de gênero musical. Performance. O ídolo pop e a relação com o público (cultura dos fãs). Música pop e meios de comunicação. Música pop, globalização e identidade regional. Crise da indústria fonográfica e reconfiguração do circuito musical.

História da Música Popular Brasileira

Ementa: Narrativa história dos gêneros musicais no Brasil. Os primórdios: modinha, lundu, maxixe, polca e choro. A fonografia e a Era do Rádio. O formato canção e a circulação em larga escala: entre o regional e o nacional. Os festivais e a legitimação da MPB: bossa nova e Tropicália. O rock, o pop e música transnacional. Música independente, digitalização e o mercado contemporâneo de música.

Teoria da Música Eletrônica

Ementa: História, contexto e desenvolvimento da música eletrônica, da disco music ao momento atual. Papel das tecnologias de produção na definição da estética da música eletrônica. Samplers e remixes; o DJ como mediador da experiência estética da música eletrônica.

Mídia e Música Clássica

Ementa: Estilos, autores e obras do repertório clássico-romântico europeu: os mitos Bach-Mozart-Beethoven. Sonoridade orquestral e música de câmara. Usos da música clássica no audiovisual, na publicidade e nos concertos. Consumo segmentado e legitimação cultural: o papel das políticas públicas. Conservatórios: o ensino de música e a reprodução do repertório referencial clássico.

Mídia e Experiência Musical

Ementa: O conceito de experiência musical. Música e sociedade: afetos, identidades, disputas. Festas e cerimônias. Rituais coletivos e escuta individual. A música e a organização do tempo. Música e compartilhamento de idéias e valores, pensamentos e ações. Música e políticas do cotidiano. Pontos de escuta e embates sociais.

Mídia, Música e Performance

Ementa: Performance artística X performance midiática. Relação entre música e performance. Elementos constitutivos da performance musical ao vivo. Performance e música popular massiva. Relação entre mídia e música. Performance musical na história do rádio. Impacto da televisão e do cinema na performance musical. Performance musical e videoclipe. Performance musical ao vivo mediada por computador. Mediações da performance musical através das novas tecnologias. As pluraridades de experiências da performance musical mediada.

Música no Audiovisual

Ementa: Música, coletividades e afetividade. Aspectos da construção de sentidos na música associada a imagens em movimento. Música em filmes, na publicidade, em games e na TV: ambientação e a dimensão sensível. Metodologias de análise de música e imagem em movimento. Processos de escolhas e implicações semióticas. Julgamentos de valor e memórias musicais.

Música nos Games

Ementa: História da música nos jogos digitais. Sons musicais e efeitos sonoros: imersão afetiva e jogabilidade. Elementos musicais em jogos: ritmo, melodia, harmonia e timbre. Música de jogos e jogos musicais. Música e jogos como atividades culturais coletivas.

Tecnologias Sonoras e Vanguardas Artísticas

Ementa: História das tecnologias sonoras ligadas às experimentações de vanguarda ao longo do século XX e XXI: Varése, futurismo italiano; John Cage; música eletroacústica do pós-guerra; Krautrock; industrial; noise.

Skip to content