Filosofia e Comunicação

Ementa: A emergência histórica e a problematização filosófica da comunicação. A questão do conhecimento e a noção de informação. O problema da verdade na filosofia e na cultura, seus vínculos com as práticas comunicativas e com a genealogia dos suportes midiáticos. Verdade, crença e mito. A opinião pública e a opinião autorizada dos especialistas. As redes de poder que se configuram em cada momento histórico e sua relação com as práticas comunicativas, com a disseminação de crenças e com a verdade, com a produção de subjetividades e de sociabilidades.

Mídia e Ética

Ementa: Definição do campo de estudos da ética. Principais questões das éticas clássica, moderna e contemporânea. Panorama do problema da comunicação na ética, desde a retórica grega aos dias atuais.

Ética e Ciência

Ementa: Fundamentos de epistemologia e de história das ciências. Conhecimento, informação, verdade e opinião; crenças e mitos. A distinção entre ciências exatas, ciências humanas e filosofia. A noção de corte epistemológico, a disjunção entre o domínio da objetividade e a esfera dos valores. A relação entre ciência e verdade na era moderna, o mito cientificista e a crença na cientificidade, a influência dos meios de comunicação e do mercado nesses processos. Ciência na mídia: limites e possibilidades da divulgação científica.

Mídia e Psicanálise

Ementa: Práticas midiáticas e suas relações com o desejo, tal como este conceito é entendido pela psicanálise; Mídias e processos de subjetivação; Produção e gestão de bens simbólicos e suas relações com os conceitos psicanalíticos de simbólico, de imaginário e de real; Atualização da reflexão freudiana sobre o mal estar na cultura, em sociedades hipermediatizadas.

Mídia e Etnicidade

Ementa: Etnicidade como conceito antropológico. Relação com as categorias de raça e nação. Configurações tradicionais: etnias, partilhamento territorial e comunidade lingüística. Novas configurações: partilhamentos culturais, crenças e interesses. Grupos étnicos e suas fronteiras. Relação com os conceitos de identidade e alteridade. Estigma/segregação e reconhecimento/aceitação: a relação nós x eles. Fronteiras em fluxo: comunidades híbridas. A perspectiva interacionista. Disputa por recursos materiais e/ou simbólicos: o papel da memória e da narrativa. A mídia como arena: homogeneização e resistência. A questão da imagem étnica midiatizada. O apagamento das minorias étnicas. Minorias em cena. Etnicidade e mercado consumidor.

Mídia e Gêneros Sexuais

Ementa: Histórico dos diferentes conceitos de gênero aplicados no âmbito dos estudos midiáticos. Teorias contemporâneas que abordam questões de gênero e sexualidade. O debate sobre gênero e a troca entre campos: estudos feministas, Queer Theory , estudos sobre homocultura, estudos gays e lésbicos e outros. Relação entre gênero, corpo e sexualidade na mídia. A mídia brasileira e as representações de gênero: a construção da identidade sexual.

Teorias da Ideologia

Ementa: O conceito de ideologia: evolução e aplicação ao estudo dos meios de comunicação. A conceituação de ideologia na obra de Marx. Ideologia e hegemonia. O conceito de aparelhos ideológicos de Estado. Ideologia e relativismo. Ideologia e cultura. Ideologia e mito.

Teoria da Argumentação

Ementa: As origens da retórica na antiguidade clássica. O papel da retórica na filosofia, a partir de Aristóteles. A criação da ‘parole’ como informação, argumentação e expressão, na democracia grega. As imbricações da retórica e das teorias da memória na idade moderna. A crise da retórica no século XIX. A nova retórica de Perelman e as teorias da argumentação no mundo atual. A ‘parole’, a argumentação e a comunicação no contexto contemporâneo. Argumentação, vida social e meios humanos e técnicos de comunicação.

Mídia e Cidadania

Ementa: O conceito de cidadania. Trajetória da cidadania no Brasil. Os parâmetros e formas de exercício da cidadania na contemporaneidade. As relações entre mídia e cidadania. Mídia, cidadania e consumo na sociedade brasileira: atualidade e perspectivas. O papel da imprensa nas sociedades democráticas modernas.

Mídia e Violência

Ementa: Violência como categoria jurídica, cultural e social. O lugar da morte como categoria social. O medo e seus usos culturais e históricos. O mito das classes perigosas. Violência e suas configurações espaciais (urbana, rural, doméstica e pública). Violência e cultura popular. Violência e cultura de massa. Mídia e violência. Sensacionalismo, melodrama e folhetim. Grotesco e fait divers. Espetacularização, catarse e controle. Estratégias políticas ligadas à violência contemporânea e sua relação com os meios de comunicação.

Mídia e Autoridade

Ementa: A autoridade como laço social vertical. Autoridade e poder: o problema da legitimidade. O autoritarismo: poder sem legitimidade. A mídia e o problema da autoridade interpretativa. Autoridade jornalística e ordem moral.

Mídia e Intimidade

Ementa: A separação dos espaços públicos e privados na sociedade burguesa. O íntimo, o privado e o doméstico. O declínio do homem público e as “tiranias da intimidade” como projeto sócio-político do capitalismo industrial. A generalização da técnica da confissão em todos os âmbitos. As tecnologias digitais e as novas mídias descentralizadas, permeando os muros dos lares e alargando os limites do dizível e do mostrável. O declínio da interioridade individual e a superfície do corpo como objeto de design. A vida privada dos famosos e o crescente interesse na intimidade escancarada de “qualquer um”. Webcams, reality-shows, blogs, Youtube e redes sociais.

Mídia e Religião I

Ementa: A religião nas sociedades tradicionais: o sagrado, a ordem cósmica e a ordem social. A institucionalização da religião. A religião na modernidade: os temas da racionalização e do desencantamento do mundo. A religião diante do Estado secular. Pluralidade religiosa e fundamentalismo. Os meios de comunicação como referenciais da vida cotidiana e da ordem moral. Os meios de comunicação diante da religião: tensões e instrumentalização.

Mídia e Religião II

Ementa: As religiões tradicionais nas mídias de massa: o controle de emissoras de TV e rádio pelas igrejas pentecostais, neo-pentecostais, católica etc.; as religiosidades da Nova Era na internet: portais esotéricos, astrologia online, gurus virtuais etc.

Mídia e Meio Ambiente

Ementa: A questão ambiental numa perspectiva histórica, analisando as formas de representação do ambiente, das grandes questões conexas ao clima e do tratamento de sua temática pelos diferentes sistemas midiáticos. A formação da modernidade, do capitalismo e a descoberta do ambiente. As rupturas da dupla revolução e o romantismo. Mídia e pensamento ambiental.

Skip to content