Curso: PODER, TRABALHO E CONSUMO NOS VIDEOGAMES
Docentes: Emmanoel Ferreira e Jeff Barcellos (Mestrando PPGCOM)
EMENTA: O curso visa apresentar e propor discussões acerca de três dimensões que atravessam, constituem e formatam os videogames como mídia e como indústria: Poder, Trabalho e Consumo. Na dimensão do Poder, investigaremos as maneiras pelas quais os videogames trasmitem e moldam valores, sua capacidade persuasiva, sua sensibilização emocional e as disputas do lúdico na contemporaneidade. Na dimensão do Trabalho, investigaremos as práticas produtivas e sociais em relação aos videogames, tais como: trabalho e mobilização social, práticas de resistência, judicialização e regulamentação do mercado. Por fim, na dimensão do Consumo, examinaremos as dissonâncias acerca das relações de propriedade, dos modelos de negócio praticados na indústria de games, da sujeição ao Capitalismo de Plataforma, das relações entre jogo e consumo em jogos baseados em NFT, culminando nas práticas de captura e processamento de dados dos jogadores. As aulas serão majoritariamente de caráter expositivo, com discussão de textos dos game studies e de áreas basilares ao escopo do curso, além de atividades de interação com títulos de videgames selecionados.