Professores
Afonso de Albuquerque
afonsoal@uol.com.br
Ana Enne
Jornalista formada pela PUC-RJ, Mestre e Doutora em Antropologia (Museu Nacional/UFRJ, 2002). Coordenadora do LAMI (Laboratório de Mídia e Identidade) e do GRECOS (Grupo de Estudos sobre Comunicação, Cultura e Sociedade). Professora da Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades/PPCULT. Tem experiência na área de cultura e comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade, mídia, memória, Baixada Fluminense, cultura popular, mediações, consumo, juventude, práticas de comunicação, estudos de representação, fluxos narrativos, territorialidades e pensamentos de fronteira.
anaenneuff@gmail.com
André Queiroz
Escritor, ensaísta e professor universitário. Doutor em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP – 2000), mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio – 1994), licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ – 1989). Cursou o bacharelado em Artes Cênicas pela Universidade do Rio de Janeiro (Uni-Rio). É Professor Associado no Departamento de Estudos Culturais e Mídia desde o ano 2000.
drequeiroz2005@gmail.com
Ariane Holzbach
Doutora e mestre em comunicação pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFF, com doutorado-sanduíche realizado na McGill University. Graduada em Jornalismo pela UFPE. Fez pós-doutorado em História pelo Departamento de Pós-graduação em História da UERJ, com pesquisa voltada para audiovisual, novas tecnologias e memória social. Foi professora e coordenadora adjunta de Jornalismo da FACHA (2013-2015), professora da Gama Filho (2009-2013) e professora substituta do Departamento de Comunicação Social da UERJ (2010-2011). Desenvolve pesquisa voltada para televisão, audiovisual e novas mídias, entretenimento, cultura digital, história das mídias e novas linguagens midiáticas.
arianeh@id.uff.br
Beatriz Polivanov
Doutora e mestre em Comunicação pela UFF, com pós-doutorado pela mesma instituição na linha de Estéticas e Tecnologias da Comunicação. Bacharel graduada cum laude em Letras (Português-Inglês) pela UFRJ, onde também concluiu a Licenciatura no Curso de Educação. É professora permanente do PPGCOM da UFF e líder do grupo de pesquisa MiDICom (Mídias Digitais, Identidade e Comunicação), inscrito no CNPq. Coordenadora do GP de Comunicação e Cultura Digital da Intercom (2018-2020). Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia (2016 a 2018). Editora-chefe da Revista Contracampo (2015 a 2018), junto à professora Thaiane Oliveira. Atuou ainda como docente e coordenadora de laboratório de mídias na ESPM de São Paulo até 2013. Autora do livro “Dinâmicas identitárias em sites de redes sociais: estudo com participantes de cenas de música eletrônica no Facebook” (2014, editora Multifoco). Investiga temas relacionados à cultura digital e sites de redes sociais, identidade, performance, consumo, música, marketing e materialidades da comunicação.
beatriz.polivanov@gmail.com
Benjamim Picado
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Trabalha no campo da análise de materiais expressivos da cultura mediática, com ênfase nos modelos semióticos e estéticos da discursividade visual e da figuração narrativa (no campo do fotojornalismo, da retórica visual da publicidade e do universo das narrativas gráficas e dos quadrinhos).
jbpicado@hotmail.com
Bruno Campanella
Doutor em Comunicação e Cultura pela ECO/UFRJ e mestre em Comunicação Transnacional e Mídia Global pelo Goldsmiths College, University of London. Realizou pós-doutoramento na London School of Economics and Political Science (LSE). Coordenador do Núcleo de Estudos em Comunicação de Massa e Consumo (NEMACS), grupo de pesquisa do CNPQ, tem interesse de pesquisa e orientação em práticas de criação de visibilidade nas mídias, no impacto das plataformas digitais nos processos de sociabilidade, e nos estudos de audiovisual, em especial televisão e reality show.
.
brunocampanella@id.uff.br
Carla Barros
Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPEAD/UFRJ). Especializada em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ e formada em Ciências Sociais pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais/UFRJ, com concentração em antropologia social. Tem como principal interesse de pesquisa a área de antropologia do consumo.
cbarros@id.uff.br
Emmanoel Ferreira
Emmanoel Ferreira é Bacharel em Desenho Industrial/Programação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ; Mestre e Doutor em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ, com estágio Pós-Doutoral realizado no Poscom/UFBA. Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). É líder do medialudens: grupo de pesquisa em mídias digitais, experiência e ludicidade (DGP/CNPq). Interesses de pesquisa: mídias digitais, experiência estética, arqueologia das mídias, game studies.
emmanoferreira@midia.uff.br
Felipe Trotta
Pesquisador do CNPq e da Faperj, bacharel e mestre em Música (Uni-Rio) e doutor em Comunicação (UFRJ). Desenvolve pesquisa sobre a circulação da música na sociedade, com ênfase nas questões ligadas à territorialidade, à sexualidade e valor. Foi vice-presidente da seção latino-americana da International Association for Study of Popular Music (IASPM-AL) e editor da revista E-Compós.
felipetrotta@id.uff.br
Fernando Resende
Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002). Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995), e graduado em Comunicação Social – Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF), onde coordena o [LAN] Laboratório de Experimentação e Pesquisa de Narrativas da Mídia.
fernandoaresende1501@gmail.com
Kleber Mendonça
Doutor em Comunicação pela UFF (2007). Professor adjunto III e Chefe do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da UFF. Professor do corpo permanente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Coordenador do Núcleo de Estudos da Violência e Comunicação (NevCom) da UFF. Jornalista de formação, desenvolve pesquisas na área de Comunicação, com ênfase em filosofia política, geografia da comunicação, imagem e sentido, análise de discurso e estudos sobre o espaço informativo do jornalismo e sua interface com a questão da violência urbana.
klebersm@hotmail.com
Marco Roxo
Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Desenvolve pesquisas relacionadas às imbricações dos campos midiáticos e políticos com ênfase no papel do comunismo na formação de quadros jornalísticos. Atualmente, apresentou projeto à Faperj visando estudar o impacto da reconfiguração temporal das narrativas audiovisuais sobre esporte na grade de programação televisiva.
marcos-roxo@uol.com.br
Marildo Nercolini
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal Fluminense, no Departamento de Estudos Culturais e Mídia e também professor na Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT). Tem experiência na área de Comunicação, Literatura e Estudos Culturais, com estudos, pesquisas e orientações em torno da música popular brasileira, crítica cultural, pensamento latino-americano, estudos de cultura, tradução cultural, identidade, territorialidade e memória.
mjnercolini@gmail.com
Mayka Castellano
Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pelo PPGCOM da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ), onde também realizou um pós-doutorado. É professora, também, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF. Principais áreas de interesse: consumo cultural, fãs, gosto, televisão, séries, produção de subjetividade, cultura terapêutica e representações midiáticas. É uma das coordenadoras do grupo de pesquisa TeleVisões – Núcleo de Pesquisa em Televisão e Novas Mídias e vice-coordenadora do Nemes – Núcleo de Estudos de Mídia, Emoções e Sociabilidade. Atualmente, é a coordenadora do curso Estudos de Mídia.
maykacastellano@gmail.com
Paula Sibilia
Ensaísta e pesquisadora argentina residente no Rio de Janeiro, doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) e em Comunicação e Cultura (ECO-UFRJ). Dedica-se ao estudo de diversos temas culturais contemporâneos sob a perspectiva genealógica, contemplando as relações entre corpos, subjetividades, tecnologias e manifestações midiáticas ou artísticas. É bolsista do CNPq e da FAPERJ.
paulasibilia@gmail.com
Simone Pereira de Sá
Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988), mestre (1991) e doutor (1996) em Comunicação e Cultura pela mesma universidade. Docente da Universidade Federal Fluminense desde 1992. Pesquisador do CNPq desde 1998. Foi presidente da Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Comunicação (Compós) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Comunicação e Política (Compolítica), editor da revista Contracampo, coordenador do PPGCOM/UFF e do curso de graduação em Estudos de Mídia/UFF.
afonsoal@uol.com.br
Thaiane Oliveira
Doutora e Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense e professora permanente do programa de Pós-graduação em Comunicação pela mesma instituição. Coordenadora do “Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab)”, em que se desdobra nos grupos de Pesquisa “Laboratório de Experiências de Engajamento e Transformações da Audiência” e “Núcleo de Estudos Estratégicos de Circulação e Políticas Científicas”. Coordenadora do Fórum de Editores e Comunicação Científica da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação da UFF e editora das revistas Contracampo e E-compós. Tem pesquisado a circulação da comunicação em diferentes esferas e seus processos interacionais na produção do conhecimento, a partir de uma perspectiva voltada desenvolvimento estratégico da comunicação. Seus atuais interesses de pesquisa são: circuitos e circulação do conhecimento, comunicação estratégica e divulgação científica, indicadores de avaliação das políticas científicas.
thaianeoliveira@id.uff.br
Viktor Chagas
Doutor em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getulio Vargas (Cpdoc-FGV). Pesquisador visitante, com estágio pós-doutoral (Bolsista de Pós-Doutorado Jr. pelo CNPq) na Universidade Federal da Bahia, membro associado ao Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD). No âmbito acadêmico, desenvolve pesquisas nas áreas de Mídia e Política, Internet e Política, e Economia Política da Informação. Foi coordenador do curso de graduação em Estudos de Mídia da UFF (2013-2017) e é vice-coordenador e membro fundador do Polo de Produção e Pesquisa Aplicada em Jogos Eletrônicos e Redes Colaborativas (P3/UFF). Anteriormente atuou como coordenador editorial do projeto Overmundo e como coordenador-em-exercício e coordenador editorial do Viva Favela.
viktor@midia.uff.br