Roteiro para Videoclipe
Ementa: Breve história do videoclipe. Consolidação da linguagem de videoclipe e os gêneros videoclípticos. Principais elementos narrativos do videoclipe. Videoclipe e a não-linearidade narrativa. O videoclipe sem roteiro. Importância da música na elaboração do roteiro de videoclipe. A importância da imagem dos músicos na construção do roteiro de videoclipe. Roteiro, videoclipe e o papel dos personagens. O desenvolvimento do argumento no roteiro de videoclipe. Roteiro de videoclipes interativos.
Roteiro para Documentário
Ementa: Construção de roteiro para discursos documentais. A importância da pesquisa para o documentário. Estruturação e formatação da pesquisa. Pesquisa de tema e pesquisa de personagem. Consolidação de um argumento para documentários não-tradicionais. Roteiro de filmagem e roteiro de montagem. Noções de estruturação e formatação de projeto de documentário.
Roteiro para Ficção Audiovisual
Ementa: Estudo das estruturas narrativas e dos princípios de roteirização para mídias audiovisuais. Os conceitos de trama e fábula e sua aplicação na prática do roteiro.As formas de atualização dos modelos narrativos clássicos no cinema e na televisão. A consolidação da estrutura em três atos e do design da história como estratégias dominantes de roteirização. Diferenças entre tramas fechadas e abertas. Modos de ruptura das estruturas narrativas clássicas no âmbito das mídias audiovisuais. Especificidades do roteiro para televisão: as noções de peripécia, gancho e clímax nas narrativas audiovisuais. Técnicas de roteirização para ficção audiovisual interativa.
Roteiro para Ficção Seriada
Ementa: As formas de roteirização das narrativas ficcionais seriadas. As especificidades da trama em série: os conceitos de episódio e de temporada. Os gêneros de ficção seriada: sitcom, drama, sci-fi, mockumentary, etc. Semelhanças e diferenças nos modos de roteirizar em cada gênero. Os conceitos de act-outs, beats, breaking stories, ganchos, peripécias e clímax serão apresentados a partir de exemplos consagrados da ficção seriada, e de exercícios práticos de roteirização. As novas formas de narrativa transmídia: as especificidades da roteirização para ambientes multiplataforma.
Oficina de Produção Audiovisual
Ementa:Exercícios sistematizados para a realização de obras audiovisuais. Planejamento e estratégias de produção.
Oficina de Realização em Documentário I
Ementa: Exercícios sistematizados tendo em vista o desenvolvimento de um documentário.
Oficina de Realização em Documentário II
Ementa: Exercícios sistematizados tendo em vista o desenvolvimento de um documentário.
Oficina de Realização em Reality Show
Ementa: Exercícios sistematizados tendo em vista o desenvolvimento de um piloto de programa de reality show (concepção, produção e “empacotamento”).
Oficina de Realização em Ficção Seriada
Ementa: Exercícios sistematizados para a realização de um piloto de série/seriado. Planejamento e estratégias para a realização.
Oficina de Realização em Mídias Móveis
Ementa: Produção e edição de projetos audiovisuais em mídias móveis. Características técnicas do processo de realização em mídias móveis. Premissas e particularidades. Conceituação. Elaboração de roteiro. Captura de material (footage) em mídias móveis. Montagem e edição. Apresentação dos recursos fundamentais do software de edição Adobe Premiere Pro. Processo de desenvolvimento de audiovisual em mídias móveis. Projeto de curso: desenvolvimento de trabalho audiovisual utilizando mídias móveis.
Oficina de Montagem
Ementa: Exercícios de montagem e edição de peças audiovisuiais diversas.
Oficina de Fotografia para Audiovisual
Ementa: Fundamentos técnicos, expressivos e estéticos da mídia fotográfica. Concepção e realização da produção fotográfica na criação do audiovisual.