A grade da televisão aberta no Brasil

Ementa: A programação ao vivo dos primeiros anos da TV; o videotape e as mudanças nas produções; a introdução do modelo horizontal de grade televisiva; a ditadura e o projeto de integração nacional por meio do sistema de emissoras afiliadas; a redemocratização e as novas linguagens televisivas; a disputa por diferentes perfis socioeconômicos da audiência (a TV de “qualidade”, o popularesco e o “mundo cão”); a TV digital e o futuro da televisão nacional.

A programação em canais nacionais segmentados

Ementa: A introdução dos canais UHF e o início da segmentação da TV brasileira; o modelo da “grade vertical” (canais esportivos, de filmes, de notícias, femininos etc.); a lei do cabo e suas implicações; novos tipos de receita (vendas pay-per-view, à la carte, canais de venda de produtos etc.); os canais étnicos e a busca por mercados transnacionais.

A televisão na era da convergência midiática

Ementa: O impacto da tecnologia digital na produção e distribuição de conteúdo; as primeiras experiências no Brasil com a interatividade televisiva (Linha Direta, Você Decide, Intercine etc.); a cultura da convergência; a produção transmidiática no Brasil e no mundo; a produção de conteúdos multiplataforma; a influência do Youtube na TV.

A programação pública de TV no Brasil e no mundo

Ementa: Os canais públicos na televisão aberta nacional; os canais de utilidade pública na TV paga (TV Câmara, TV Justiça, Canal Universitário etc.); a TV pública no mundo: os exemplos da BBC e do Channel 4; discussão comparativa entre os diferentes modelos; a TV pública na era convergência midiática.

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