Sondagem de Mercado
Ementa: O papel da pesquisa no processo decisório. A função sócio-política da pesquisa de mercado. Métodos e técnicas de pesquisa de opinião. Pesquisas institucionais, mercadológicas, políticas e eleitorais. Informatização, planejamento, elaboração, apresentação e análise crítica de relatórios.
Introdução às Pesquisas de Opinião
Ementa: O conceito de opinião na sociedade de massa. O efeito da opinião pública na opinião pública: espiral do silencio, pesquisas eleitorais e campanha política, pesquisa de opinão e políticas públicas. A pesquisa de opinião no process decisório de marketing e comunicação. Origem e desenvolvimento dos institutos de pesquisa de opinião. A legislação referente às pesquisas de opinião no Brasil.
Introdução à Análise de Pesquisa Quantitativa
Ementa: Fundamentos estatísticos das pesquisas de opinião. Estatística descritiva básica e softwares estatísticos. Data, modeloes, amostragem e generalização de resultados. Variável dependente e independente. Design e aplicação de questionários. As mídias da pesquisa qualitativa de opinião. Análise comparada (tempo, amostragem, método). Armagenagem de dados e apresentação de relatórios quantitativos.
Introdução à Análise de Pesquisa Qualitativa
Ementa: A interação entre pesquisador e pesquisado. Grupos de foco. Entrevistas semi-estruturadas. Entrevistas com experts. Amostragem e aleatoriedade. Generalização de resultados em pesquisa qualitativa. Armagenagem de dados e apresentação de relatórios qualtiativos.
Técnicas Avançadas de Pesquisa de Opinião
Ementa: O uso combinado de paradigmas quantiativos e qualitativos. Problemas de mercado, estratégias de marketing. Armazenagem de dados e apresentação de relatórios. Utilização de plataformas públicas de armazenamento e processamento de dados. Promoção da pesquisa de opinião em outras mídias. Olhar crítico na utilização de pesquisa de opinião no marketing eleitoral e em políticas públicas. Técnicas de apresentação de dados e simplificação de dados.
Técnicas de Análise de Conteúdo
Ementa: Estratégias de pesquisa quantitativa de texto e imagem. Estratégias de pesquisa qualtiativa de texto e imagem. Análise de enquadramento. Generalição de resultados e estruturação de argumentos.
Técnicas de Análise de Comportamento em Redes Sociais
Ementa: Estratégias de pesquisa de opinião e análise de comportamento em redes sociais, blogs e universo online em geral. Softwares públicos de análise de redes sociais (Facebook, twitter, comentários em páginas, etc). Compartilhar conteúdo e análise de padrões de relacionamento.
Pesquisa de Opinião Comparada
Ementa: Análise combinada de objetivos de pesquisa de opinião. Availiação de pesquisa com variação de tempo, cultura, amostragem, objetivo. Micro e macro pespectivas da pesquisa de opinião.
Métodos Qualitativos de Pesquisa de Mercado
Ementa: Pesquisa de mercado e estratégias de comunicação. Tipos, características e usos das pesquisas de mercado. Abordagem quantitativa e qualitativa em pesquisa de mercado. Pesquisa qualitativa e comportamento do consumidor. O processo e as etapas da pesquisa qualitativa. Especificidades e métodos da pesquisa qualitativa. Recursos midiáticos, Internet e pesquisa qualitativa. A ética na pesquisa.
Étnografia do Consumo
Ementa: O campo da antropologia do consumo. O consumo como sistema de classificação cultural. Publicidade, mídia e consumo moderno. A etnografia como método e estilo da pesquisa antropológica. Processo e estratégias de pesquisa. A coleta de informações e a construção do dado. O método etnográfico. A observação participante. Os modos de registro: diário, mapa, documento, foto, filme e entrevista. Estudos etnográficos de consumo.
Estudos da Audiência
Ementa: Comportamento e recepção. Formas de consumo e usos midiáticos. As Teorias de Recepção. Respostas internas e externas. A questão da mobilização social. A incitação dos públicos. Os limites da participação popular. Produção colaborativa. A emergência de novos atores: coberturas de situação de risco. A lógica testemunhal.
Comunicação e Midiatização
Ementa: A imbricação entre processos sociais e comunicativos. Mediação e Midiatização. Sociedade dos Meios e Sociedade Midiatizada. Circuitos da Comunicação. Contratos, vínculos e sua revisão. Novos protagonismos midiáticos: quando a arena midiática se torna palco de disputas.