Introdução à Comunicação Comunitária

Ementa: Comunicação como processo social. Categorização histórica da noção de comunidade. Definição de comunicação comunitária. As convergências e divergências entre comunicação de massa e comunicação comunitária. Os jornais alternativos. Rádios e tevês comunitárias. O potencial da internet. Exclusão digital. Resistência como estratégia discursiva. Comunicação e poder.

Mídia e Mobilização Social

Ementa: As diversas concepções de mobilização social. Clivagens entre os conceitos de mobilização social, democracia representativa e participativa. Políticas de comunicação e o ativismo social. As teorias da representação política e os papéis dos meios de comunicação, partidos políticos e movimentos sociais na distribuição de recursos públicos. Estudos de caso.

Comunicação e Movimentos Alternativos

Ementa: Meios de comunicação e a reconfiguração das identidades sociais. Historização e politização da noção de “alternativo”. Movimentos alternativos: a questão da classe, raça, gênero, religião e ecologia. Movimentos alternativos e suas políticas de comunicação e visibilidade. Movimentos alternativos e as mídias hegemônicas.

Rádio Comunitária

Ementa: Definições de rádio comunitária, rádio popular e rádio pública. Conceito de mídia livre e os principais debates no campo da rádiodifusão. Rádio pirata. Lei nº 9.612/1998 e o papel da Anatel na concessão e fiscalização de rádios comunitárias. As disputas com rádios comerciais. O processo de autorização, licenciamento e instalação. Construção de uma cultura democrática através de rádios comunitárias. Articulação da cultura local. Rádios de alto-falantes e webrádios. Outras experiências radiofônicas: correspondentes populares, repórter-cidadão e cassete-fórum.

Televisão Comunitária

Ementa: Definição de TV comunitária, TV pública, TV estatal e TV comercial. Democratização da comunicação: comunicação como direito humano. Processos de gestão e participação. História da TV Comunitária no Brasil. O papel das TVs de rua. Articulação da cultura local. Tevês comunitárias e cineclubes. Legislação de radiodifusão. Questões jurídicas e tecnológicas para montagem e manutenção de TVs comunitárias. Desafios para a sustentabilidade. Estética e linguagem: cultura local, qualidade, experimentalismo e baixo orçamento na produção comunitária. Novas tecnologias digitais e o impacto na produção audiovisual comunitária: TV Digital, celulares, WebTV.

Educação para a Mídia

Ementa: Educação para a mídia: conceitos preliminares. Cultura Novo-Midiática. Cultura participativa. Necessidades tecnológicas e midiáticas na cultura contemporânea. Letramento midiático (Media Literacy): levantamento de problemas e soluções. Inclusão digital. Habilidades para as novas mídias. Educação para a mídia no contexto brasileiro.

Políticas de Acesso à Mídia

Ementa: O conceito de mídia livre e as principais políticas públicas para Comunicação. O modelo regulatório brasileiro para o setor de Telecomunicações. O controle social da imprensa e processos de gestão participativa dos meios de comunicação. A proposta para um Conselho de Jornalismo: virtudes e controvérsias. O Marco Civil da Internet. O Plano Nacional da Banda Larga e a democratização do acesso à rede.

Mídia Informativa Hiperlocal

Ementa: Jornalismo e espaço urbano. A cobertura de cidades na imprensa. O papel do jornalismo cívico no debate público local. O jornalismo de serviços. Modelos de negócios para jornais independentes. O jornalismo de bairro. O jornalismo hiperlocal na era da internet. Mídias locativas e informação noticiosa.

Mídia Informativa Cidadã

Ementa: O debate sobre o papel da imprensa nas democracias modernas. O estatuto da notícia e a importância do jornalismo de interesse público. A interface entre jornalismo e relações públicas na construção da notícia. O jornalismo público. O jornalismo cívico e a imprensa na era da televisão. O jornalismo cidadão.

Agência de Comunicação Popular

Ementa: Comunicação contra-hegemônica e grassroots journalism. Comunicação crítica e o papel dos observatórios de mídia. Media watchdogs. Media literacy. Fundamentos e estratégias para agências de notícias populares. Gestão de equipes. Técnicas de formação de correspondentes comunitários.

Mídia e Projetos de Memória

Ementa: Mídia, memória e poder. Memória e antimemória: a categoria de memórias subterrâneas. Memória e projeto. Mídia e Dever de Memória. O conceito de lugar de memória e projetos de mapeamento de tradições locais. Os movimentos sociais e o papel do museu de comunidade. O conceito de ecomuseu. A relação entre o museu e as mídias locais. O processo de construção de narrativas museais e metodologias de inventário participativo.

Mídia e Representações da Favela

Ementa: Mídia e marginalidade. Discussão sobre os conceitos de gueto, favela e comunidade. O mito da marginalidade e a associação entre exclusão social e violência. As representações da favela na imprensa: análise de discurso e enquadramento. Mídia contra-hegemônica.

Skip to content