Introdução ao Marketing
Ementa: o Introdução ao estudo do marketing. Fatores de segmentação e comportamento do consumidor. Análise do marketing – mix ou composto mercadológico e os ambientes macro e micro. O mercado visado: principais segmentos. Propaganda, promoção de venda e merchandising. Variedade de estratégias de marketing.
Marketing Cultural
Ementa: Conceitos da mercantilização da cultura. O espetáculo na mídia. Globalização cultural e a promoção de mercado segmentado. As mídias do marketing cultural. O marketing aplicado à promoção cultural. As funções do produtor cultural. Orçamentos. Equipe e produção. Preparação e execução do plano de produção. Organização e gerenciamento de eventos.
Marketing Político e do Poder Público
Ementa: A mercantilização do ato político. Definição de marketing político e marketing público. O mix de marketing político. A cidadania como segmentação de mercado. Os clientes: cidadãos, consultores políticos, ministérios e agências do Estado, candidatos e partidos políticos. Contultores políticos e a profissionalização da comunicação estatal. A campanha permanente. A promoção do ato político na mídia.
Marketing de Relacionamento
Ementa: Conceitos de marketing de relacionamento. Uso de celebridades no marketing de relacionamento. Fidelização de marca, e a celebridade como marca. As mídias da celebridade. Segmentação de mercado, fidelização e celebridades.
Marketing em Redes Sociais
Ementa: A evolução do marketing em redes sociais. Fundamentos de relacionamento social no marketing. Redes sociais e a comerciação de produtos. Indústrias cultural nas mídias online. E-commerce, publicidade online e accesso à redes privadas. Fundamentos de privacidade e a comercialização de dados pessoais.
Marketing e Anti-Marketing
Ementa: Conceito do marketing para campanhas sociais e os críticos da comercialização do social. O mix de marketing social e as estratégias anti-marketing. Ad-busters, ativismo na mídia e culture jammers. Responsabildiade social, empresa cidadã e consumo consciente.
Criação em Marketing e Publicidade
Ementa: O conceito de inovação e criatividade em marketing e publicidade. A evolução do conceito de criação publicária. O conceito criativo no marketing e publicidade. Do conceito ao objetivo de comunicação. O process de criação na agência de publicidade. A criação no planejamento de campanha. Lugares comuns da criatividade publicitária.
Gestão da Imagem Pessoal
Ementa: A importância da imagem pessoal (personal brand). Assessoria de imagem. Direitos de imagem e marketing pessoal. Reputação online e promoção pessoal. Coaching e media training. O pacto autobiográfico: rede de segredos e contrato de cumplicidade. A autoficção. Construção de memórias virtuais. Empreendedorismo e gestão da carreira. Gestão do tempo. Gerenciamento de contatos e social networking. Gestão de crises e escândalos. Anti-cyberstalking.
Gestão de Marca
Ementa: Conceito de gestão de marca e imagem corporativa. Valor de marca e portfólio de produtos. O consumo da marca por empresas, intermediários e consumidores. Direito de uso da marca e utilização pública de imagem corporativa. Marcas globais, pensamento local. Valor social e valor findanceiro da marca. Branding e protestos sociais.
Estratégias de segmentação de mercado
Ementa: Segmentação de mercado por gênero, idade, perfil de consumo, geolocalização, renda e hábitos de consumo. Limites da segmentação de mercado. Ciclo de vida de produto e segmentação de mercado. O uso de pesquisa e planejamento na segmentação de mercado.
Planejamento de Campanha
Ementa: o O conceito de campanha. Definição de objetivo de campanha. Formulação de objetivos, estratégias e feedback e controle. Anáilise de portfólio. Análise estrutural do mercado e adequação das campanhas aos paradigmas do mercado. Fases de elaboração de campanhas para as diversas mídias. Planejamento em função das características dos diversos públicos. O público como multiplicador dos efeitos das campanhas.
Pesquisa de Tendências Culturais de Consumo
Ementa: Cultura e consumo. Pesquisa de mercado e pesquisa de tendências culturais do consumo. Inteligência de mercado e estudos de novos cenários. Mapeamento de macro e micro tendências do consumo. A dinâmica das tendências globais e locais. Micro-marketing e cultura de nichos. Métodos em pesquisas de tendências. Pesquisas em redes sociais e ambientes virtuais.