Teoria da Convergência Midiática
Ementa: O surgimento da web 2.0 e suas implicações culturais e tecnológicas. O conceito de “convergência midiática” de Henry Jenkins. Práticas de convergência de conteúdos em diferentes meios de comunicação. Narrativas transmidiáticas. A noção de “remediação” de Bolter e Grusin. A reconfiguração das linguagens dos meios a partir da digitalização da informação.
Remediação e Apropriações Tecnológicas
Ementa: A disciplina se apóia nas idéias de McLuhan e na teoria da remediação para investigar como a noção de mídia tem sido problematizada diante da convergência tecnológica e da consequente reconfiguração das linguagens audiovisuais. São tópicos de discussão as novas formas de produção e distribuição de conteúdos, o conceito de web 2.0, arranjo e encadeamento midiático, as narrativas transmidiáticas e as características do consumo participativo.
Introdução à Televisão Digital
Ementa: Conceitos centrais relacionados à televisão digital: interatividade, usabilidade, mobilidade, multiprogramação e alta definição de imagem. Os principais padrões de TV digital (TVD) existentes e suas especificidades técnica, legal, política, mercadológica e social. O Padrão Brasileiro de TV Digital (ISDB-TB). Análise de casos relevantes de ferramentas desenvolvidas para a TVD, dentro e fora do país.
Televisão e Convergência Midiática
Ementa: História tecnológica da televisão. Especificidades da televisão no Brasil. Os periféricos televisivos (controle remoto, VHS, DVD). Convergência tecnológica e cultural. Novas experiências e suportes televisivos (televisão digital, televisão no celular, televisão na internet etc.). Novas linguagens e novas formas de recepção de conteúdo televisivo. O telespectador como produtor de TV.
Rádio e Convergência Midiática
Ementa: Reconfiguração do rádio diante das tecnologias digitais. Paradigmas de substituição e de convergência midiática, transformações do meio no século XX, constituição de novas formas de distribuição do conteúdo radiofônico (rádio via satélite, rádio digital e webrádio), incorporação de elementos imagéticos, novas formas de interação, segmentação e cultura dos nichos, ampliação dos setores de atuação das emissoras e programação on-demand.