Corpo e Tecnologias da Comunicação
Ementa: Genealogia das relações entre os corpos humanos e as ferramentas técnicas. Teorizações dos meios de comunicação como “extensões” do corpo humano, alcances e críticas dessa perspectiva. Os limites cada vez menos nítidos entre natureza e artifício, os sonhos de “reprogramação” genética e os projetos de “aperfeiçoamento” pós-biológico: rumo a um ser humano 2.0? As tentativas de ultrapassar os limites espaciais e temporais que restringem os corpos, por meio das tecnologias digitais, seu imaginário e seu horizonte de possibilidades.
Tecnologias da Comunicação e Experiência Temporal
Ementa: Genealogia das relações entre a experiência temporal e os instrumentos técnicos. Análise dos meios de comunicação que vigoram em cada cultura como ferramentas que afetam a vivência do tempo. Os processos de modernização e a aceleração temporal. A compressão espaço-tempo e a “destemporalização” como características da sociedade globalizada. Fenômenos contemporâneos como o “presente perpétuo”, o “fim da história” e a “musealização do passado”, sua relação com a cultura midiática e com as tecnologias digitais.
Tecnologias da Comunicação e Experiência Espacial
Ementa: Genealogia das relações entre a experiência espacial e os instrumentos técnicos. Análise dos meios de comunicação que vigoram em cada cultura como ferramentas que afetam a vivência do espaço. Os processos de modernização, os modos de vida urbanos, os meios de transporte e de comunicação. As relações entre espaço público e privado, e a reconfiguração desses limites a partir da popularização das tecnologias digitais. A compressão espaço-tempo como característica da sociedade globalizada. Fenômenos contemporâneos como a “tele-presença”, o “ciberespaço”, a “virtualização” e a hiper-conexão global, além da “gentrificação” dos espaços urbanos; sua relação com a cultura midiática e com as tecnologias digitais.
Mídias, espaços e territórios virtuais
Ementa: As reconfigurações na noção de lugar, espaço e território a partir do desenvolvimento do ciberespaço, segundo diversas perspectivas. Desterritoriaizações e reterritorializações; territórios virtuais em plataformas, comunidades e jogos eletrônicos. Imbricações entre espaços e territórios offline e online.
Tecnologias da Comunicação e Subjetividade
Ementa: Genealogia das relações entre a subjetividade e os instrumentos técnicos. Análise dos meios de comunicação que vigoram em cada cultura como ferramentas para a autoconstrução e para a sociabilidade. Os meios que requerem primordialmente da escrita e da leitura (livros, cartas, diários, jornais), os meios eletrônicos e audiovisuais (rádio, televisão, cinema), os meios interativos (internet, celulares). A crescente importância da visibilidade e das ferramentas audiovisuais e interativas para a produção de subjetividades na era digital.
Controle e Tecnologias da Comunicação
Ementa: Análise dos dispositivos de controle que proliferam na sociedade contemporânea; sua relação com os meios de comunicação; suas implicações políticas, econômicas e socioculturais. Das estruturas fechadas e centralizadas da sociedade industrial aos sistemas de vigilância da atualidade: câmeras públicas e privadas nos circuitos de segurança, redes sociais e outros dispositivos de compartilhamento da intimidade pela internet. Monitoramento cotidiano e registro de atividades, gostos e costumes: dos celulares aos cartões de crédito, passando pelo Youtube e pelo Google Earth. Os riscos da “invasão” da privacidade e o crescente desejo de “evasão” da intimidade do espaço privado para o âmbito público.
Tecnologias da Comunicação e Audibilidades
Ementa: O papel das tecnologias da comunicação na construção do regime de escuta moderno. Som e ruído; paisagens sonoras tecnologicamente mediadas; espaço urbano e mediações das tecnologias sonoras.
Antropologia da Comunicação Móvel
Ementa: A abordagem antropológica do consumo. Consumo e cultura na contemporaneidade. Contexto cultural das novas mídias. Significados culturais da comunicação móvel. Usos e apropriações de celulares. Comunicação móvel e o sistema de objetos. Etnografias da comunicação móvel.
Artes Digitais I
Ementa: Transformações do estatuto da arte, do imaginário e da experiência estética, a partir da sua relação com as tecnologias digitais. Processos de virtualização, simulação e imersão em realidade virtual. Discussão das noções de autenticidade, autoria, interatividade, assim como a reconfiguração das noções de tempo, espaço, memória e dos limites corporais à luz das artes digitais.
Artes Digitais II
Ementa: Reconfigurações da prática e da experiência estéticas a partir da digitalização da informação no terreno das linguagens escrita, sonora, visual e táctil. Novos suportes; projetos coletivos; apropriações e hibridismos.