Linguagem de Ficção Audiovisual

Ementa: Imagem e som como construção narrativa. Organização do enredo: plot, intriga e peripécia através de imagens e sons. O papel do figurino e do cenário na tessitura narrativa. Características da construção do personagem em obras únicas e em estruturas seriadas. O papel da edição na experiência de temporalidade e na construção da atmosfera. Estratégias de engajamento e de distanciamento em narrativas audiovisuais. Dimensões da autoreflexividade.

Introdução à Ficção Seriada Televisiva

Ementa: O universo audiovisual reconfigurado na experiência serializada. Implicações da serialização na narrativa. Conceito de serialização e seus vínculos com a cultura de massa. Gêneros de serialização: telenovela, séries, seriados, sitcoms. Consumo seriado e estratégias de fidelização.

Ficção Seriada Televisiva I

Ementa: Problemas narrativos relacionados à serialização com foco especial ao universo e modelo da telenovela. As origens no folhetim. Telenovela e melodrama. Telenovela e realismo. Modelos norte-americano e latino-americano. História da telenovela no Brasil. Estrutura narrativa e a reconfiguração do melodrama, da comédia e do realismo. A telenovela e seus públicos, formas de engajamento e experiências de espectatorialidade. Desafios à telenovela no contexto transmidiatico.

Ficção Seriada Televisiva II

Ementa: Problemas narrativos relacionados à serialização com foco especial ao universo e modelo das séries e seriados. As distinções entre os termos e suas implicações na mediação e na narrativa. O Sitcom e suas particularidades em relação à comédia, cotidiano e modelos de juventude e família. Séries históricas e docudramas seriados. Reconfigurando o realismo e o melodrama. Modelos norte-americano e inglês. As experiências brasileiras em torno das séries e seriados. Séries e seriados e a cultura fan, dimensões do consumo seriado e do consumo excessivo.

Introdução à Telenovela

Ementa: As origens no folhetim. Telenovela e melodrama. Telenovela e realismo. Modelos norte-americano e latino-americano. História da telenovela no Brasil. Estudos e análises de casos.

Linguagem de Telenovela

Ementa: Características narrativas da telenovela. o modelo soap opera norte-americano X a telenovela latina: distinções narrativas referente a estrutura seriada e à temporalidade. Organização do espaço-tempo atraves dos capítulos. Estudos e análises de casos.

Linguagem de Documentário

Ementa: Implicações do documentário como gênero narrativo para o entendimento de sua linguagem. Estabelecer uma correlação da linguagem de documentário com outros discursos que se vinculam à experiência do real – outros “discursos de sobriedade”. Construção de um estatuto de autoridade para o documentário através de sua linguagem.

Linguagem de Videoclipe

Ementa: O que é videoclipe. Cronologia: década de 1970 ao século XXI. Principais influências. O pop e o rock como base para ovideoclipe. A televisão como instrumento de transmissão e a MTV como base para a difusão. A questão mercadológica. Elementos constitutivos: som e imagem. Pode-se falar em gênero videoclipe? O papel do videoclipe hoje. Clipes contemporâneos, novas plataformas de veiculação e produção.

Videoclipe e Cultura

Ementa: O que é videoclipe. Características estruturais, cronologia e desenvolvimento do videoclipe. Videoclipe e hibridização da cultura na contemporaneidade. Relação entre mídia, videoclipe e a configuração das identidades culturais. Música e construção identitária. Gêneros musicais e videoclipe. O pop e o rock no videoclipe. Juventude, fã e videoclipe. O videoclipe no ambiente contemporâneo. Novas tecnologias e “novos videoclipes”. O videoclipe gerado pelo usuário.

Videoclipe e Vanguardas Artísticas

Ementa: Surgimento e consolidação das vanguardas artísticas. Surgimento e consolidação do videoclipe. Videoclipe como lugar de experimentação. A linguagem deslinearizada do videoclipe. Influência das vanguardas artísticas na estética do videoclipe: videoclipe e surrealismo, videoclipe e dadaísmo, videoclipe e cubismo, videoclipe e expressionismo, videoclipe e futurismo, videoclipe e abstracionimo, videcolipe e construtivismo.

Programas de Auditório

Ementa: A evolução dos programas de auditório no rádio e na televisão. Relações com o modelo do teatro. O auditório como cenário e como agente dos programas. O lugar do apresentador. Modos de interação entre apresentador e público. Diferentes gêneros de programas de auditório: os shows de variedades, programas de jogos, cultos religiosos.

Introdução Aos Reality Shows

Ementa: A história do gênero; as condições culturais e econômicas responsáveis pela popularização do reality show; a expansão da cultura da vigilância; a influência dos programas de auditório; a internet e a exposição das intimidades; a nostalgia pelo “real”.

Linguagem de Reality Shows

Ementa: Definição do gênero; análise de aspectos culturais e econômicos do reality show; reflexão sobre o reality show dentro da cultura da convergência.

O Real na Produção Audiovisual

Ementa: A representação do “real” como questão no audiovisual; a história dos documentários; direct cinema; cinéma vérité; o neorealismo no cinema; o “real” na internet: os exemplos de JenniCam e lonnelygirl; a expansão das câmeras de vigilância no cotidiano das cidades; a criação dos reality shows.

Linguagem de Desenho Animado

Ementa: aspectos históricos e sistemáticos da evolução das formas animadas no audiovisual moderno e contemporâneo: os princípios sensório-motores da animação e os dispositivos foto-cinematográficos da sucessão e do movimento das formas visuais; as tradições históricas da animação em formas audio-visuais; a indústria da animação e a gênese da forma-cinema; os formatos da animação cinematográfica e suas tradições estilísticas; o cinema de animação do pós-guerra, entre a indústria audiovisual e as vanguardas artísticas; novas tendências do audiovisual de animação, em face das novas tecnologias e dos novos regimes de circulação da imagem.

Skip to content