Comunicação e Literatura
Ementa: Genealogia do fenômeno literário a serviço da reflexão sobre a cultura de um povo. A invenção poética em contraponto ao discurso padronizado. Modernidade e pós-modernidade: utopias contemporâneas. A literatura e o hipertexto.
Comunicação e Literatura II
Ementa: Literatura como uma construção sócio-histórica capaz de comportar e representar saberes, conhecimento e experiência sob a rubrica do ficcional.Verdade histórica, representação ficcional, ficção e meta-ficção.Teoria e formas históricas do romance. Práticas da experimentação. Mídia e literatura.Texto jornalístico como romance.
Literatura de Massa
Ementa: A estrutura da obra literária dirigida ao grande público: padrões e estereótipos gerais. Os textos dos vários meios de comunicação de massa em confronto com o artefato literário. O discurso poético: construção de uma nova linguagem.
Literatura Popular
Ementa: Concepções acerca do literário e do popular. O processo interativo entre o mundo do letramento e a esfera da oralidade. Literatura popular e sua relação com o campo das imagens. Literatura popular e cultura de massa. A perspectiva dos estudos culturais: práticas e mediações.
Crítica Musical
Ementa: A crítica e o papel do crítico. Os lugares da crítica e suas diversidades. A música como fenômeno artístico. Desenvolvimento histórico da crítica musical. Crítica musical erudita X crítica de música popular massiva. Crítica musical e indústria fonográfica. Crítica e autonomia musical. Crítica musical e fã. Produção e veiculação da crítica em diferentes mídias. O novo papel do crítico musical diante das novas mídias. O ouvinte como crítico musical. A reconfiguração da crítica musical.
Crítica Cinematográfica
Ementa: A presença da crítica cinematográfica nas vanguardas artísticas dos anos 1920. A figura do crítico na consolidação do modelo cinematográfico hollywoodiano. O papel da Revista Cahiers du Cinéma na reconfiguração da atividade de crítica cinematográfica. Relação entre crítica e movimentos cinematográficos. O impacto da televisão e da internet na crítica de cinema. Crítica cinematográfica no Brasil: da Revista Cinearte aos tempos atuais.
Crítica de Televisão
Ementa: A crítica e o papel do crítico. Os lugares da crítica e suas diversidades. Breve história tecnológica e de conteúdo da televisão. Televisão como indústria cultural. Desenvolvimento histórico da crítica televisiva. Características da crítica televisiva. Problematização dos conceitos sobre qualidade na televisão. Produção e veiculação de crítica televisiva em diferentes mídias. O espectador como crítico televisivo. Novos questionamentos sobre crítica televisiva.
Crítica de Games
Ementa: Crítica de jogos eletrônicos. Games e indústria cultural. Jogos eletrônicos como formatos narrativos. O potencial expressivo do computador e o mecanismo imersivo dos games. As plataformas para jogos eletrônicos: arcades, consoles, web, celular. Discutindo gêneros da indústria de jogos: adventure games, RPG, jogos casuais, jogos para sites de redes sociais, ARGs, etc. Mecânicas e padrões para jogos eletrônicos.Terminologias utilizadas para analise de games. Roteiros, arte, originalidade, jogabilidade. Redação para game journalism e game rewiew. Análise de periódicos especializados. Jornalismo de games no Brasil.
Crítica de Videoclipe
Ementa: Breve história crítica do videoclipe. Consolidação da linguagem de videoclipe e os gêneros videoclípticos. Importância do videoclipe na música popular massiva. Impacto da MTV na consolidação do videoclipe como gênero audiovisual. Evolução da crítica de videoclipe: videoclipe como propaganda da música e do artista, videoclipe e pós-modernidade, videoclipe como audiovisual autônomo. Novos olhares sobre o videoclipe.