Teoria das Narrativas Midiáticas

Ementa: Discussão de problemas acerca dos formatos narrativos empregados em diferentes meios de comunicação. Problemas relativos à adaptação de obras literárias e adaptação intermídia. A estrutura episódica das narrativas midiáticas: a narrativa enquanto acontecimento; poéticas do discurso narrativo no universo midiático; os princípios da narrativização do real, nas formas midiáticas contemporâneas.

Paratextos e Narrativas Midiáticas

Ementa: O conceito de paratexto. Paratextos e experiência literária. Os paratextos e seu papel na configuração da experiência midiáticas. A construção e administração das expectativas: o papel da crítica, dos trailers e dos spoilers. Seqüências e prequels. Paratextos midiáticos e cultura participativa.

Narrativas Midiáticas e Referencialidade

Ementa:A narrativa no processo de comunicação. Produção, circulação e recepção como partes indissociáveis do processo e a narrativa midiática como lugar de mediação e representação. A narrativa como lugar de produção de sentidos. Factualidades e referencialidades como elementos constitutivos das narrativas. Relações entre narrativa e discurso factual. A narrativa jornalística como eixo comparativo; o lugar do referente e os imbricamentos com as ficcionalidades.

Narrativas Midiáticas e Temporalidade

Ementa: A narrativa e suas múltiplas temporalidades. A tríplice mímese de Ricouer. Os diferentes tempos narrativos segundo Genette: o tempo do discurso, o tempo da narrativa e o tempo da narração. Categorias temporais de análise da narrativa: ordem, freqüência e duração. A temporalidade na narrativa audiovisual. A temporalidade na narrativa televisiva: narrativas episódicas e seriadas. Unidades de análise das séries televisivas: temporadas, episódios, beats e arcos narrativos.

Teorias do Espaço Narrativo

Ementa: A dimensão espacial da narrativa. O espaço na mímese e na diegese. O conceito de universo diegético. O espaço como cenário e como personagem das narrativas. O espaço narrativo em diferentes mídias. A construção transmidiática do espaço narrativo. Narrativas e espaço imersivo. Espaço narrativo e cultura participativa.

Narrativas e Construção de Personagens

Ementa: A construção de personagens em narrativas literárias (romance, novela, conto, peça de teatro), visuais (quadrinhos, graphic novel) e audiovisuais (cinema, televisão, mídias digitais). O personagem na épica e na dramaturgia clássicas. A jornada do herói mítico e sua persistência nos dias atuais. Estudos semiológicos sobre o personagem: categorias, tipos e funções elencadas. Os conceitos de personagem plano e esférico e a composição de personagens tri-dimensionais, a partir de exemplos dos vários meios.

Teoria dos Gêneros Midiáticos

Ementa: O conceito de gênero. Histórico da teoria dos gêneros, suas raízes literárias, referencial de Aristóteles e Mikhail Bakhtin. Dicotomia tradicional cultura popular e cultura de massa impulsionando os gêneros midiáticos. Gêneros cinematográficos e suas correlações com outros objetos midiáticos (radio, televisão e escrita). Relação gênero e público.

Teoria dos Gêneros Televisivos

Ementa: As diferentes abordagens no estudo dos gêneros: abordagens textualistas, formais, estéticas e culturais. Os gêneros televisivos e suas especificidades frente aos gêneros literários e cinematográficos. As matrizes dos gêneros televisivos. Gêneros híbridos. Gêneros e indústria televisiva: organização da grade e canais segmentados. Os gêneros como elementos estruturadores da experiência televisiva.

Mídia e Melodrama

Ementa: Raízes do melodrama – reflexões sobre a constituição da estética do exagero e da lágrima. Melodrama literário e suas implicações com a mídia impressa. Melodrama teatral e cinematográfico suas implicações com a mídia eletrônica e radiofônica. Narrativas melodramáticas como característica cultura da América Latina. Relações com o entretenimento midiático.

Mídia e Pornografia

Ementa: Correlações entre mídia e o universo da pornografia à luz de uma matriz comum vinculada ao fluxo do sensacional que se estrutura a partir do modo de excesso. Os paradoxos da pornografia: categorias do explícito e do ilícito; pornografia e poder; pornografia e discursos minoritários. A construção social e institucional da pornografia: desejo e fantasia; pornografia e mercado. Códigos e convenções das representações pornográficas em diversos suportes – palavra, texto, cinema, vídeo, DVDs, internet, etc.. O universo da pornografia reapropriado em múltiplos gêneros midiáticos.

Mídia e Horror

Ementa: As matrizes que compõem o imaginário do horror e suas permanências e reapropriações na cultura midiática contemporânea. Matrizes histórias do gênero do horror, vínculos com a tradição do fantástico. História social e cultural do medo. A construção da figura do monstro e sua implicação antropológica e política. Horror, violência e catástrofes/tragédias. Horror e espetáculo.

Mídia e Romance

Ementa: A consolidação do romance como gênero narrativo da modernidade ocidental. Subjetividade e psicologização da sociedade: a construção da intimidade. A influência do Romantismo. O circuito de comunicação do romance: autoria, edição, distribuição, circularidade, leitor. As variáveis históricas do espaço e do tempo (questões de identidade e memória). O romance e a imprensa: o folhetim. Classificações do gênero: romance burguês; romances de “sensação”; romances de “fluxo da consciência”; dentre outros. Romance e cinema. Romance e televisão. As transformações do gênero na pós-modernidade. Novas possibilidades narrativas do gênero no contexto contemporâneo e das novas tecnologias de comunicação e informação.

Mídia e Realismo

Ementa: Embates e confluências entre as estéticas realistas e as diversas tentativas de “re-encantamento do mundo” ao longo da era moderna. O realismo nas artes e nas mídias. As reconfigurações históricas do “efeito do real”. O auge das estéticas realistas nas produções artísticas e midiáticas contemporâneas: realismo sujo, choque do real, documentários, reality-shows e espetacularização do cotidiano.

Mídia e Ficção Científica

Ementa: A ficção científica como subgênero literário e como discurso científico/tecnológico presente nas sociedades modernas/pós-modernas. A ficção científica na literatura, no cinema e na ficção seriada. Narrativas envolvendo impacto e mudanças da ciência/tecnologia na sociedade. Relações entre a ficção científica como gênero narrativo ficcional e a abordagem do campo científico pela cultura midiatica. Narrativas de ficção científica e as tecnologias midiaticas.

Mídia e Adaptação Literária

Ementa: Teoria e prática da adaptação de obras literárias aos meios audiovisuais. Percurso histórico das diversas formas de transposição. Os primeiros exemplos no cinema silencioso. O cinema clássico e a contratação de escritores como roteiristas. O cinema moderno e a concepção estético-política do processo de adaptação. A televisão e os discursos de qualidade vinculados às adaptações das obras canônicas. Conceitos centrais das teorias da adaptação: fidelidade, espírito e essência. Procedimentos práticos envolvidos na roteirização de filmes, séries e programas de televisão a partir de obras literárias de cunho narrativo, dramático e lírico.

Skip to content