Estética da Comunicação
Ementa: Estética e Cultura de Massa: reconfigurações no campo da arte e da experiência estética a partir do advento dos meios de comunicação de massas; reprodutibilidade técnica, artisticidade e mercadoria. Comunicação e Experiência Estética: interseções entre as teorias estéticas e a experiência da comunicação na cultura contemporânea. A dimensão estética dos processos comunicacionais: a produção do sentido estético no contexto midiático; significado e plasticidade das obras estéticas; as estratégias artísticas de apelo e os aspectos pragmáticos e fenomenológicos da produção de sentido na arte e na comunicação.
Imagem e Sentido
Ementa: A representação da realidade sob a forma da imagem. Características das imagens. Cultura, percepção e imagem. A organização do espaço da representação. História das projeções perspécticas. A lógica da produção da imagem. Sentido e representação. Convencionalidade e arbitrariedade. Valor expressivo, comunicacional e estético. A imagem pictorial. A imagem fotográfica. A imagem cinematográfica. A imagem eletrônica.
Introdução à Semiótica
Ementa: Aspectos históricos das teorias do signo (semiótica e semiologia). Conceitos fundamentais da semiótica e do conceito semiótico de comunicação (signo; significação; interpretação; aspectos pragmáticos da significação; signo, alegoria e metáfora). A linguagem e o processo de comunicação. Regimes semióticos elementares: a inferência e a compreensão textual; signos naturais/signos arbitrários; signos verbais e não-verbais. O signo e o processo de sua apreensão: signos e textos.
Semiótica da Imagem
Ementa: Das Imagens aos signos: semelhança e convencionalidade na semiose visual; a questão do iconismo pictórico; os regimes semióticos da imagem e os dispositivos mediáticos de visualização. Dos signos visuais aos textos: regimes textuais da significação visual (funções de ancoragem e de embreagem das relações entre imagem e escrita); retórica da imagem e discurso visual no universo mediático; formas discursivas e formas visuais (a poética da representação das ações e o discurso das imagens).
Teoria da Imagem
Ementa: Abordagens históricas e sistemáticas do universo visual. Panorama das teorias da representação visual: história da arte e iconologia (o problema do estilo e as formas visuais). Imagem e significação: as contribuições da semiótica; convenção e semelhança visual; Significação visual e estruturas da percepção. Regimes textuais das representações visuais: retórica e poéticas da significação visual.
Análise do Discurso
Ementa: Noção de discurso a partir dos autores fundamentais: Mikhail Bakhtin, Michel Foucault e Michel Pêcheux. Dimensões da Análise de Discurso como teoria da interpretação. Problematizações do conceito de formação discursiva e interdiscurso: as questões da autoridade e da memória. Análise do discurso no universo da pesquisa em comunicação.
Linguagens Não-Verbais
Ementa: O campo das linguagens não-verbais e suas relações com as linguagens verbais. O espaço como campo de relações de linguagem. Espaço, cultura e códigos de localização e movimento. O corpo como campo de linguagem. Corpo, cultura e representações. A imagem e o estudo das formas de representação. A importância das linguagens não-verbais na cultura contemporânea.
Imagens e Ciências Sociais
Ementa: O campo da imagem: singularidade, diversidade e conexões. Imagens e questões teóricas e epistemológicas. Imagens: representação e significação. As imagens no campo de ação das Ciências Sociais: relações conceituais e metodológicas. Os diferentes usos das imagens na produção de conhecimento nas Ciências Sociais.
Arte, Mídia e Estetização do Cotidiano
Ementa: Os debates em torno da “morte da arte” e da fusão arte-vida. A influência da cultura pop e da mídia nessas reconfigurações. Estetização do cotidiano e banalização da estética? A crise das “belas artes” e as discussões em torno do conceito de “beleza” na atualidade. Redefinições do papel da arte na sociedade contemporânea, diálogos e oposições com o espetáculo e o entretenimento, a publicidade e o design, o marketing e o consumo.