Meios de Comunicação e Vida Democrática
Ementa: Os meios de comunicação como intermediários entre os cidadãos e as instituições democráticas. Aspectos da relação dos meios de comunicação com os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. Mídia e partidos políticos. Os meios de comunicação como intermediários das relações entre cidadãos e seus representantes: eleições e accountability.
Linguagens da Propaganda Política
Ementa: A propaganda e a propaganda política: fundamentos históricos dos conceitos. A Propaganda política e meios de comunicação: da imprensa aos meios eletrônicos. A televisão e as campanhas eleitorais. O modelo americano: campanhas eleitorais e advertising. Outros modelos de propaganda política na televisão. O modelo brasileiro: o Horário Gratuito e sua gramática comunicacional. Os spots políticos no Brasil. A propaganda política na internet.
Comunicação e Esfera Pública
Ementa: Antecedentes da esfera pública na Grécia clássica. A separação entre o público e o privado na sociedade burguesa. A esfera pública burguesa e os desafios apresentados pelos meios de comunicação: a imprensa, a televisão e a internet.
Mídia e Instituições Política
Ementa: Imprensa, Estado e Partidos Políticos: as teorias de Lênin e Gramsci; Imprensa, Estado e a representação do indivíduo: o modelo norte-americano da objetividade jornalística; Soberania popular, meios de comunicação e os sistemas de representação política: agendamento, deliberação e conflito social; sistemas políticos e sistemas midiáticos sobre uma perspectiva comparada.
Mídia e Campanhas Eleitorais
Ementa: As campanhas eleitorais e sua importância no processo de escolha democrática. Tipologia das campanhas eleitorais: campanhas tradicionais, modernas e pós-modernas. O papel dos meios de comunicação na condução das campanhas eleitorais: a propaganda política no rádio e na televisão. Meios de comunicação e cobertura jornalística da campanha. Mídia tradicional e mídias alternativas. As campanhas nas redes sociais.
Mídia e Democracia
Ementa: Demagogia, ditadura da maioria, soberania popular e igualitarismo: as teorias democráticas clássicas e modernas. Democracia representativa e a burocratização dos partidos políticos. Eleições e democracia concorrencial. Democracia domesticada: apatia política e o problema da representação. Democracia mediada: meios de comunicação, o cidadão comum e a formação da “vontade popular”. Democracia pluralista e as novas mídias: o ativismo em rede.
Mídia e Autoritarismo
Ementa: As teorias absolutistas e suas representações: o Príncipe e o Leviatã. As teses sobre a hierarquia social e sua expressão retórica: a desigualdade natural entre os homens. As teorias elitistas e o vanguardismo estético e político. Meios de comunicação e as ideologias totalitárias: o comunismo; o fascismo; o nazismo. Meios de comunicação e a personificação do conservadorismo católico na Europa: o salazarismo e o franquismo. Meios de comunicação e a personificação do populismo de direita e de esquerda na América Latina: o varguismo e o lacerdismo no Brasil e o peronismo na Argentina. Jornalismo, Modernização Conservadora e Militarismo.
Mídia e Partidos Políticos
Ementa: Estudo das interfaces entre os meios de comunicação e os partidos políticos. Os partidos políticos como organizações: os meios de comunicação como recursos a serviço dos partidos políticos. O jornalismo informativo e o jornalismo partidário: dois modelos de jornalismo. Objetividade e imparcialidade: o discurso do jornalismo informativo frente aos partidos políticos. Jornalismo partidário, publicismo e cidadania. Os partidos políticos frente às mídias digitais: os websites dos partidos políticos, os partidos políticos nas redes sociais.
Mídia e Terrorismo
Ementa: Definições de terrorismo. Terrorismo e guerra. Terrorismo e revolução. Terrorismo e violência política. Terrorismo e guerra psicológica. O terrorismo de Estado. Terrorismo nacional e internacional. O terrorismo e a espetacularização da violência. A mídia diante do terrorismo. A sua intrumentalização pelo terrorismo e pelos “agentes da ordem”. Liberdade de informação versus “responsabilidade” e auto-censura: o dilema fundamental da mídia diante do terrorismo.
Jornalismo e Processos Políticos
Ementa: Jornalismo e as revoluções do século XVIII – o panfleterismo e o publicismo. Jornalismo e a formação de correntes políticas no século XIX. Jornalismo e luta de classes: os modelos leninista e gramsciano. Jornalismo como voz do cidadão comum: o modelo populista norte-americano. Jornalismo investigativo e a defesa da ordem moral. Jornalismo e ativismo em rede.
Comunicação e Sociedade Civil
Ementa: Histórico do conceito de sociedade civil em Marx e em Gramsci. Sociedade civil, jornalismo e esfera pública. Sociedade civil, intelectuais e a formação de blocos históricos. Sociedade civil, meios de comunicação e hegemonia. Meios de Comunicação e as noções de Aparelhos privados de hegemonia e Aparelhos ideológicos do Estado. Organizações de Mídia e as noções de superestrutura e infra-estrutura. Jornalismo integral e ativismo em rede.
Comunicação Política Comparada
Ementa: O método comparativo no estudo da comunicação política. Modelos generalistas e comparações pontuais. Modelos normativos e descritivos na comunicação política comparada. A questão do etnocentrismo: a proeminência dos modelos dos países ocidentais na pesquisa comparada em comunicação política. A “americanização” e a “modernização” da comunicação política. Novos modelos de análise comparativa em comunicação política.