História da Cultura do Impresso
Ementa: O desenvolvimento da impressão e a reordenação da cultura. A cultura do impresso. Permanências da oralidade. O desenvolvimento de uma cultura do impresso no Brasil. As formas de impressão. A criação da idéia de imprensa. A construção de uma cultura política. A imprensa do século XIX. A modernização da imprensa no século XX: trajetória, cultura e interfaces.
História do Jornalismo no Brasil
Ementa: Do jornalismo de opinião ao jornalismo partidário. A jornalismo do século XIX e a construção de uma nova cultura política. Jornais abolicionistas e a função ideológica e partidária. Os jornais empresa do início do século. Períodos autoritários, relações de poder e imprensa. A construção da idéia de imparcialidade, neutralidade e objetividade. Parâmetros da construção do campo jornalístico em meados do século XX. Do jornalismo informativo ao jornalismo de comunicação. O jornalismo na contemporaneiade.
História Editorial e do Livro no Brasil
Ementa: A circulação do livro e as práticas de leitura no Brasil colonial. A censura e a proibição da instalação de tipografias na Colônia. O projeto imperial lusitano e a Casa Literária do Arco do Cego. A vinda da Família Real para o Brasil e a criação da Impressão Régia e da Real Biblioteca no Rio de Janeiro. O comércio de livros, folhetos e jornais. A Independência e instalação de editores-impressores e editores-livreiros estrangeiros no Brasil. O nascimento da indústria editorial brasileira. O mercado escolar e a ascensão das classes médias consumidoras de produtos da cultura letrada. O surgimento dos editores profissionais. O mercado livreiro nacional. O desenvolvimento da moderna indústria editorial brasileira e os desafios contemporâneos à cultura do impresso.
História da Indústria Fonográfica
Ementa: O advento da gravação musical e sua história. As primeiras gravações, a consolidação e seu desenvolvimento – do gramofone ao mp3. Articulação entre gravadoras e estilos musicais. A história da indústria fonográfica brasileira.
Práticas Sociais de Leitura
Ementa: O que é leitura. Leitura do mundo e leitura da escrita. As bibliotecas e as práticas de leitura na Antiguidade e na Idade Média. O surgimento e a expansão da cultura tipográfica no Ocidente. O surgimento do público leitor urbano. As práticas de leitura e a construção do espaço público. A leitura e as práticas da intimidade. A expansão das fronteiras das práticas de leitura para as províncias e o mundo rural. O sistema social de ensino e a cultura dos manuais escolares. A formação da cultura nacional e os etnicídios culturais. A leitura do impresso e a formação da tradição hermenêutica. As leituras na contemporaneidade.
História da Televisão no Brasil
Ementa: Os primórdios da Televisão: imaginário tecnológico e o caráter das primeiras produções. Popularização e a formação do público televisivo. Impasses da modernização: padrão de qualidade X estética do excesso. O mercado pré-digitalização. TV aberta e fechada. Televisão em tempos de convergência midiática.
História da Fotografia Mundial
Ementa: Origens da imagem fotográfica. Os primeiros processos pré-fotográficos e fotográficos. O estatuto sociocultural da fotografia no século XIX: fotógrafos, desenvolvimento tecnológico, uso social, lógica industrial, tensões e contradições no campo artístico. A fotografia na transição para o século XX. Fotografia e vanguardas artísticas no início do século XX. A fotografia no século XX: entre arte e meios de comunicação. A fotografia na transição para o século XXI.
História da Fotografia no Brasil
Ementa: A chegada dos primeiros processos fotográficos no Brasil. A cultura da modernidade oitocentista e a fotografia brasileira. A tradição fotodocumental na segunda metade do século XIX. A fotografia nas primeiras décadas do século XX: popularização, experimentação plástica, fotodocumentação, fotojornalismo e fotopublicidade. O desenvolvimento da fotografia na segunda metade do século XX. A fotografia brasileira na transição para o século XXI.
História da Internet
Ementa: Contextualização histórica do surgimento e desenvolvimento da Internet, da World Wide Web e seus principais protocolos.Antecedentes; articulações entre desenvolvimentos“pioneiros” e a contracultura americana dos anos 60/70; desenvolvimentos posteriores; a web 2.0.