Estudos Comparativos em Mídia e Sociedade
Ementa: O método comparativo no estudo dos fenômenos comunicacionais. O método comparativo como alternativa teórica ao universalismo, ao particularismo e ao etnocentrismo. Princípios gerais do método comparativo: a busca de similaridades e diferenças significativas entre objetos de análise. A definição das unidades de análise da comparação. Comparação no tempo e no espaço. A mídia e a sociedade como objetos da pesquisa comparativa.
Sociologia e Comunicação II
Ementa: A proposta, neste curso, é trabalhar autores, temáticas e conceitos relacionados à Sociologia contemporânea, complementando o estudo dos autores básicos desenvolvido em Sociologia e Comunicação I e permitindo um cruzamento mais sistemático com questões de mídia.
Comunicação e Espaço Doméstico
Ementa: A construção do espaço privado na sociedade burguesa: a família, o lar e a vizinhança. Os meios de comunicação e a redefinição das fronteiras do espaço doméstico. Fronteiras externas: os meios de comunicação e a integração do lar na sociedade capitalista. Fronteiras internas: meios de comunicação e construção dos papéis familiares: determinantes etários e de gênero.
Comunicação e Espaço Urbano
Ementa: A pólis grega. As transformações históricas das urbes. Os jornais e a afirmação do espaço urbano burguês. Metrópolis e cosmopolitismo. A arquitetura e a reorganização espacial. Os tipos urbanos. As imagens das e nas cidades. A massificação do espaço urbano. As ruas como espaço privilegiado da comunicação verbal e não-verbal. Movimentos de ocupação. Arte nas ruas. Transformações e permanências.
Mídia e Educação I
Ementa: A comunicação como instrumento educacional. As tecnologias midiáticas como catalizadoras do processo de circulação e difusão de idéias e sua utilização nos processos educacionais. As mensagens midiáticas, a realidade socialmente construída e os estudos de recepção. Panorama geral das utilizações das tecnologias midiáticas em sala de aula: fotografia, mídia sonora, mídia audiovisual, mídia impressa, mídia digital.
Mídia e Educação II
Ementa: Discussão aprofundada de temas relacionados à disciplina Mídia e Educação.
Mídia e Arquitetura
Ementa: Comunicação verbal e não verbal em arquitetura apresentando os elementos visuais e o design na historia da arquitetura como um sistema de mio-mensagem, espaço, receptor-expectador enviadas por meio das edificações como cenário da existência coletiva: o theatrum mundi.
Mídia, Políticas Culturais e Públicas
Ementa: O papel da mídia e uma reflexão sobre as políticas culturais da esfera publicam e na incorporação de novos atores agendas sociais. A elaboração da agenda das políticas culturais e públicas desde o advento da modernidade; analise do papel dos diferentes atores, estado, terceiro setor, sociedade civil entidades.
Sociologia das Organizações Midiáticas
Ementa: Determinantes sociais das organizações mediáticas. As relações das organizações midiáticas com o seu ambiente externo. Relações trabalhistas, hierarquias profissionais e controle. Valores e identidade profissionais. Profissionalismo e comercialismo.
Sistemas Internacionais de Comunicação
Ementa: A reconfiguração do Estado: a desconstrução ou a redefinição do Estado-Nação. As novas localidades e as identidades territoriais. A questão política. Configurações contemporâneas do sistema capitalista: o capitalismo informacional. O mercado único de informação. Análise comparada de sistemas internacionais de comunicação.
Mídia, Geopolítica e Relações Internacionais
Ementa: Análise crítica dos processos discursivos e das representações mediáticas da geopolítica, da globalização, das relações internacionais e do papel da mídia diante da crise dos paradigmas informacionais. Estudo dos cenários contemporâneos e os novos atores e sua representação.
Midia e Globalização
Ementa: A era global: economia, sociedade e política. O papel dos meios de comunicação no contexto planetário. A mídia como um dos eixos estratégicos para a internacionalização dos mercados. Mundialização cultural e difusão midiática: impactos e desdobramentos. Os produtos da comunicação na esfera de consumo global.
Geografia das Audiências Midiáticas
Ementa: Análise do relacionamento entre a audiência e os meios de comunicação sob a ótica de conceitos como espaço e fronteira. Mídias de massa, mídias digitais e mídias móveis e a reconfiguração das relações entre o distante e o próximo, o público e o privado.
Mídia, Crime e Sociedade
Ementa: A problematização do crime e de sua economia desde as décadas finais do século XX como um processo paradoxal e sobrevivente às ideologias representa um futuro econômico e político na forma de um processo sistêmico local-global e sua representação midiática, na comunicação social e nas artes.
Sociologia da Música Popular Massiva
Ementa: O papel da música popular massiva na construção de identidades.Disputas simbólicas em torno da noção de valor e gosto musical. Afeto, autenticidade e cooptação; mainstream e underground. Culturas musicais de nicho; cenas musicais e capital sub-cultural.
Mídia e Nação
Ementa: Nações e Nacionalismos. A identidade nacional e “invenção de tradições”. Nação como “comunidade imaginada”. Meios de comunicação e a formação das fronteiras e identidades nacionais. Os movimentos anticolonialistas e suas políticas de comunicação. As novas tecnologias da comunicação e as narrativas nacionais: multiculturalismo e separatismo. As guerras nacionalistas atuais: terrorismo e guerras de extermínios.
Mídia e Região
Ementa:Região e o seu simbolismo como identidade territorial: relações com os conceitos de natureza, espaço e lugar. Região e o seu simbolismo como espaço de identidade social: relações com os conceitos de ocupação econômica, dominação política e conflito social. A identidade regional como construção simbólica: o papel dos meios de comunicação na (re)invenção de suas tradições. Mercado de massa e consumo cultural: as expressões estéticas regionais e suas relações com o global e o local.
Mídia e Território
Ementa: Território e ambiente. Território como teatro do político e do nacional. Território Natureza e paisagem. Nação, nacionalismo e identidade espacial-nacional. Representações e poéticas do território. Na literatura, no cinema, na produção da mídia impressa, eletrônica, na publicidade. Território e resistência. Espaço e lugar em diferentes representações na mídia e nas artes.Território e a questão ambiental.
Mídia e Construção Social da Realidade
Ementa: A perspectiva da construção social da realidade. Objetividade, subjetividade e intersubjetividade. Relações face-a-face e a vida cotidiana. Os meios de comunicação e a construção da realidade. Construção da realidade, agendamento e enquadramento da mídia.
Comunicação e Sociabilidade
Ementa: Estudo dos fenômenos comunicativos e dos processos sociais, analisando as problemáticas específicas da comunicação em diversos contextos socioculturais e políticos. Os modos de subjetivação em jogo nas diversas práticas comunicativas. As sociabilidades e as configurações subjetivas implicadas na produção midiática, e os modos e efeitos da sua apropriação. Os dispositivos de comunicação móvel e em rede: dos celulares às redes sociais que proliferam na Internet, bem como os demais fenômenos associados à chamada web 2.0, e sua influência na produção de sociabilidades tipicamente contemporâneas.
Comunicação e Subjetividade
Ementa: As relações entre comunicação e produção de subjetividade: teorias e análises de suas transformações históricas. Os meios de comunicação que vigoram em cada cultura como ferramentas para a produção de subjetividades historicamente definidas e para alicerçar a sociabilidade. As diversas mídias e sua influência nos modos de subjetivação. O declínio da “interioridade psicológica” na dissipação do horizonte de realização inerente à cultura letrada oitocentista, e a crescente importância da visibilidade e das ferramentas interativas para a autoconstrução na sociedade contemporânea.
Produção Social da Notícia
Ementa: A organização burocrática e rotineira da produção noticiosa. As relações entre jornalistas e suas fontes. A ideologia da objetividade e do profissionalismo: origens sócio-culturais e desdobramentos. A noção de enquadramento, a política da forma narrativa e a autoridade cultural dos jornalistas: notícias, senso comum e a ordem moral. A influência do contexto histórico: determinantes sócio-culturais da produção noticiosa.
Teoria dos Efeitos da Mídia
Ementa: As principais hipóteses relativas aos efeitos da mídia. A teoria da agulha hipodérmica. A teoria dos efeitos limitados. A espiral do silêncio. Agenda setting, enquadramento e priming.
Teorias Críticas da Massa
Ementa: Os meios de comunicação e a questão da reprodutibilidade técnica. Dialética do Iluminismo e Indústria Cultural. Estandardização e mercantilização da cultura. Apatia política e a colonização da esfera pública. Comunicação e a sociedade do espetáculo. O Estruturalismo e a reprodução da ideologia: os dispositivos de vigilância e os aparelhos ideológicos do Estado. Estudos Culturais: as noções de processo e de hegemonia cultural. Os estudos de recepção.
Teorias do Comportamento
Ementa: Teorias que tematizam a especificidade da situação contemporânea, com destaque para aquelas que enfatizam o papel que os meios de comunicação desempenham nela. A pós-modernidade e o declínio das grandes narrativas. O descentramento do sujeito cartesiano e o cyborg. Sociedade do espetáculo, simulações e sociedade de controle.
Mídia e Esporte
Ementa: Esporte, jogo, lazer popular e a vida moderna. Meios de comunicação, vulgarização e legitimação das diversas modalidades esportivas. A narrativização do esporte pelos meios de comunicação. As narrativas esportivas e a formação das identidades nacionais. As narrativas esportivas, colonialismo e os movimentos anti-colonialistas. O esporte enquadrado como entretenimento e espetáculo. Esporte, meios de comunicação e consumo cultural: produção de sociabilidades e a formação de comunidades na contemporaneidade. A narrativa do esporte e os conceitos de corpo e raça. Esporte e a expressão do seu caráter civilizador nos meios de comunicação: harmonia e conflito social.
Mídia e Saúde
Ementa: As narrativas da medicina popular. Os princípios de legitimação do curandeirismo. A difusão e intervenção do conhecimento científico sobre a saúde. Institucionalização das práticas de saúde e de comunicação. A relações comunicacionais médico-doente. Comunicação, Estado e políticas públicas de saúde. Os modelos comunicacionais envolvendo as políticas públicas: o modelo informacional, o modelo desenvolvimentista, a mediação do agente público de saúde e o modelo da comunicação em dois fluxos; os conflitos de classe em torno das políticas públicas e a teoria da polifonia social. As políticas de comunicação e os princípios de funcionamento do SUS.