Docente: Thaiane Oliveira, Marcus Bonfim e Marcelle Chagas            Modalidade: Educação Presencial Mediada por Tecnologia

Estudo do processo histórico de construção da legitimidade e da autoridade da ciência e das relações entre comunicação, mídias e produção de sentidos sobre o conhecimento científico e seus usos sociais em benefício social e de interesse público. Relações entre disputas de poder e do processo de apropriação e produção de conhecimento, pesquisas e experiências que dialogam com o saber fazer e o fazer saber científico em narrativas não hierarquizadas. Análise das influências de diferentes atores sociais em territórios periféricos ou comunidades para caracterizar como se compreende a autoridade sobre o conhecimento científico.  Compreensão dos impactos da (e na) opinião pública, do debate público e da desinformação como elementos centrais da disputas epistêmicas e de narrativas capazes de propiciar (des)mobilização social, desinformação e prejudicar a vigilância cívica, a participação social, a fruição de políticas públicas, com fragilização da democracia. Discutir as disputas pela autoridade em contextos de desigualdades estruturantes da sociedade brasileira em gênero, raça e territorialidades para evidenciar como as assimetrias.

Resumo:
De caráter teórico-prático, esta disciplina tem como objetivo discutir como a noção de legitimidade e autoridade tem sido transformada em um contexto de crise epistêmica. A partir de quatro módulos que combinam aulas expositivas e pedagogias ativas, o aluno irá desenvolver competências para realizar pesquisas a partir de metodologias consolidadas para a investigação sobre as assimetrias de autoridade envolvendo a relação entre mídia, ciência e sociedade. Os módulos serão: 

a) as assimetrias de produção de conhecimento científico a partir de variáveis como gênero, raça e territorialidade na ciência;
b) as assimetrias de circulação do conhecimento científico na mídia e na sociedade; 
c) regimes de credibilidade e de autoridade em contextos periféricos; 
d) Novas autoridades epistêmicas em contextos de crise social, econômica, política e democrática. 

Ao final da disciplina, além do aluno desenvolver as competências para a realização de pesquisas aplicadas envolvendo temas tratados na disciplina. Serão realizadas também atividades voltadas para os usos sociais da ciência e seu impacto junto à sociedade.

Skip to content