Docente: Emmanoel Ferreira, Dara Coema, Lucas Oliveira e Thiago Lima          Modalidade: Educação Presencial Mediada por Tecnologia

A disciplina tem como objetivo oferecer uma introdução aos estudos dos jogos, os game studies. As discussões partem dos primeiros autores a se debruçarem sobre o estudo dos jogos, ainda na primeira metade do século XX, chegando então na constituição do campo per se, no início do século XXI, a partir de autores-chave para uma melhor compreensão da relação entre os jogos – como fenômeno midiático, focando-se, portanto, nos jogos eletrônicos (games, videogames, jogos digitais, etc.) – e seus diversos atravessamentos sociais, culturais, políticos e econômicos. Construída uma base bibliográfica, seguiremos na abordagem de temáticas estruturais do campo, a saber: aspectos ontológicos dos jogos; aspectos de interação, agência e ambiência nos jogos; convergência entre jogos e outras mídias; entre outras. Por fim, será dada ênfase especial para debates e pesquisas contemporâneos que envolvem questões sociais, culturais, políticas e econômicas nos jogos, entre eles: colonização do capitalismo neoliberal nos jogos; jornalismo e crítica de games; estéticas do lúdico; jogos e comunidades; questões identitárias e conflitos socioculturais; novas plataformas e modos de jogar, entre outros.

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