Docente: André Queiroz           Modalidade: Presencial

Ementa: Literatura como uma construção sócio-histórica capaz de comportar e representar saberes, conhecimento e experiência sob a rubrica do ficcional. Verdade histórica, representação ficcional, ficção e meta-ficção. Teoria e formas históricas do romance. Práticas da experimentação. Mídia e literatura. Texto jornalístico como romance.

Conteúdo Programático:
O curso pretende investigar aspectos do desenvolvimento histórico do capitalismo no Brasil (a questão agrária; a questão nacional; o projeto de desenvolvimento industrial; a centralização do regime político e os fracionamentos regionais; a transformação das relações de produção na lavoura açucareira) através da leitura dos textos literários e ensaísticos de José Lins do Rego – sobretudo trechos dos romances do Ciclo da Cana de Açúcar.
O curso terá uma tripla-hélice de abordagem: o estudo de aspectos do romance nordestino de 1930; a investigação sobre a etapa histórica do desenvolvimento do capitalismo brasileiro; a obra ficcional e ensaística de José Lins do Rego.

PS: Este é o primeiro dos três cursos que ofereceremos, em sequência, sobre este mesmo recorte temático-espacial. Sendo que a cada curso, abordaremos a obra ficcional de um autor diferente (Jorge Amado, Graciliano Ramos serão os próximos).

Skip to content